É raro encontrar quem não queira alcançar cargos cada vez maiores ao longo da vida profissional. Aumentam os salários, as responsabilidades e as cobranças. No entanto, ser um líder é sinônimo de alta capacitação. E você, deseja se tornar um?
“Essas posições requerem conhecimento de múltiplas habilidades para influenciar e coordenar um grupo com méritos”, afirma Marcelo Cunha, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube. Entretanto, as inseguranças também são diferentes e mais complexas. Para ajudar quem esteja nessa situação, o especialista listou algumas dificuldades e explicou como superá-las. Acompanhe:
- Falhar nos resultados: Todos temem não entregar o esperado. O agravante é focar somente nisso e esquecer o gerenciamento das pessoas em detrimento dos processos. Tome cuidado para não forçar a equipe a suprir uma demanda. É importante ficar de olho no caminho percorrido, o desfecho é consequência de um bom percurso.
- Não conseguir transmitir a estratégia da empresa para pessoas diferentes: É comum ter o receio de passar alguma informação e não ser compreendido o suficente. Você deve ser capaz de dialogar com perfis diferentes e, para tal, precisa entender as necessidades dos mais jovens e dos mais experientes. O aprofundamento cultural é fundamental para lidar com essas questões.
- Não obter credibilidade em sua função: Comprometer-se demais, prometer aos seu clientes prazos inatingíveis ou pouco viáveis acabam por prejudicar sua reputação. Atender bem é cumprir o prometido. A confiança em você virá com o tempo. Tenha controle emocional para não exceder na impulsividade e permanecer seguro com seu trabalho.
- Perder amigos e colegas de trabalho: O desafio é manter em equilíbrio as relações com os colegas da linha hierárquica anterior. É preciso maturidade para separar os momentos formais, com cobranças e orientações, das ocasiões leves, como o almoço, pausas e outras situações de descontração.
- Não ser um bom gestor: Achar-se o único responsável pelo sucesso do time pode provocar excesso de controles, sufocando e inibindo a equipe. É necessário delegar tarefas para ser mais produtivo e desenvolver seus subordinados. Você deve ser parte fundamental do crescimento dos outros colaboradores, e não temê-lo. Assim, conseguirá lealdade e respeito.
- Deixar de atender as próprias expectativas: Assumir um projeto por status ou remuneração atende uma demanda temporária e por isso é ineficaz. O mais indicado é avaliar a identificação com os valores da empresa, com o ramo de atuação e com o perfil do grupo de trabalho. Essas noções reafirmam a identidade, motivam e dão sentido às tarefas realizadas.
“Evidentemente, aprender envolve dedicação. Tenha coragem para assumir pontos de melhoria e engajamento para mudar e crescer”, finaliza Cunha. E você, se identificou com algum desses pontos? Com essa ajuda, você saberá melhor quais decisões tomar! Conte com o Nube e boa sorte!
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