Você já sabe qual carreira seguir ou ainda está com dúvidas? Esta semana, trazemos um novo curso para te apresentar: Sistemas de Informação. Você é organizado, responsável, está sempre atento e gosta de tecnologias? Então, vale conhecer um pouco mais sobre a formação. Vamos lá?
O bacharel planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Além disso, cria e instala programas para facilitar as consultas, administrando redes de computadores. Essas quando são internas, cabe a ele montar e gerenciar bancos de dados e desenhar páginas de sites, exigindo assim muita versatilidade e criatividade!
Sendo assim, estará capacitado para atuar em qualquer tipo de empresa, seja pública ou privada, de quase todos os setores – comércio, indústria ou de serviços. É fundamental ter domínio do inglês, pois praticamente todos os programas o utilizam. Agora, separamos as áreas onde esse especialista é bem-vindo. Acompanhe:
- Desenvolvimento de softwares: Projetar e desenvolver sistemas, tratar da funcionalidade de websites em empresas de todos os setores;
- Ensino: Lecionar em escolas do ensino fundamental, médio e técnico ou em faculdades;
- Fluxo de informação: Modernizar e agilizar o processo de comunicação de uma empresa, criando, adaptando e instalando programas;
- Gerência de projetos: Fazer a interligação entre a administração de uma organização e a área de computação, a fim de atender às necessidades com seus serviços;
- Logística: Planejar e administrar rotas, sistemas de armazenagem e o tempo de entrega de produtos;
- Marketing e vendas: Gerenciar a comercialização de equipamentos e periféricos;
- Modelagem: Construir modelos matemáticos com simulações reais, na tentativa de antever problemas;
- Suporte técnico: Fazer a manutenção de redes de computadores de uma organização.
Para quem está preocupado com o mercado de trabalho, a notícia é boa: a demanda por capacitados é constante, em razão da popularização da Internet e do uso crescente das tecnologias.
De acordo com Márcia Zanoli, coordenadora do curso da Unesp, em Bauru – SP, “a formação permite ainda o trabalho como analista e programador”. Com duração média de quatro anos, as disciplinas da grade curricular incluem raciocínio lógico e matérias específicas, como linguagem de programação, banco de dados, redes e inteligência artificial. Fazer um estágio e entregar um projeto de conclusão são requisitos obrigatórios. O salário inicial é de R$ 1.172,05, segundo o Sindicato dos Empregados das Empresas de Processamento de Dados do Rio de Janeiro.
Gostou da dica da semana? Caso ainda não seja seu foco, mantenha a calma. Leia as demais matérias de nosso portal, pois já abordamos sobre as mais variadas profissões. Quem sabe uma delas te agrada? Boa sorte e sucesso em sua carreira!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.