“Om...”: A prática da meditação, muito antiga entre as religiões orientais, desenvolveu-se em várias culturas. Pode ser realizada como instrumento de relaxamento e evolução, não necessariamente associada a tradições. Caso queira ingressar nesse novo universo, acompanhe a matéria do Nube!
O estado de reflexão pode ser caracterizado como um estágio vivenciado pela mente vazia e sem pensamentos. Se pararmos para pensar, estamos sempre vivendo o passado ou criando expectativas futuras. Isso não ocorre com você? Com dedicação, é possível reduzir a velocidade de nossas ideias e assim, observar o silêncio mental. Quer um empurrãozinho? Vamos às dicas:
- Busque um local calmo e silencioso: Não ter interrupções é essencial. Pode ser em seu quarto, numa praça, ou um cantinho qualquer de sua escolha. No inicio, é comum o latido de um cachorro, por exemplo, desviar a atenção. Depois, aprendemos a ignorar esses fatores.
- Prenda-se na respiração: Foque no ar entrando e saindo de seu corpo, driblando seu cérebro para eventuais distrações.
- Desapegue: Não dê corda para as imagens, quando surgirem. Assim, você não sairá do estado de relaxamento.
- Música: Caso prefira não interferir com sons externos, recite você mesmo um mantra: som repetido algumas vezes durante a atividade. Cada um possui seu favorito.
- Está confortável?: Mantenha-se em uma postura boa, pode ser sentado ou deitado. O importante é evitar dores nas pernas ou nas costas, por exemplo, capazes de te desconcentrar.
- Repita: Comece com cinco a dez minutos, apenas. Após um período, quando se sentir mais confiante, avance para 30 minutos por dia. Assim, sua cabeça conseguirá melhores resultados.
@Alan Ferreira, nosso seguidor do Nube, se mostrou antenado sobre o assunto. Embora diga não realizar com frequência, conta seus passos: “Primeiro, me sento de algum jeito confortável e relaxo todos os membros. Então, foco na respiração e esqueço a vida cotidiana enquanto me concentro. Quando minha mente estiver bem silenciosa e calma, desfruto da paz interior. Tento perceber se meu subconsciente quer dizer algo e quando achar suficiente, aos poucos movo meus membros e abro novamente os olhos”. Está fazendo certinho, Alan!
E você? Já tentou iniciar? Vá com calma e tente aos poucos. Assim, você pegará facilmente o ritmo e seu organismo estará mais habituado com os estímulos.
Boa sorte! Namastê.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.