“Koé, mano?”, “Tu vai colar na quebrada?”, “A galera lá ta suave na nave”, “Meu amigo ta bolado com esse caô”. Há quem entenda os significados de cada frase. Contudo, algumas pessoas, principalmente os mais velhos, ficam com um ponto de interrogação gigantesco, estampado na cara.Você tem o hábito de falar gírias? Veja porque deve começar a evitá-las!
Imagine se seus pais e avós começassem a usar gírias da época deles para se comunicar? A conversa seria mais ou menos assim: “O almoço hoje está xuxu beleza!”, “A festinha foi um estouro, meu broto e eu achamos supimpa. Ela estava com um vestido de estourar a boca do balão!”, ou “aquela mulher é parada dura!”. Você com certeza ficaria “boiando”, não é? Então, imagine-se agora em um ambiente com pessoas de várias gerações. Se cada um falasse do modo desejado, ninguém compreenderia nada.
O mesmo vale para processos seletivos. Além do mais, você deseja transmitir a imagem de alguém responsável, certo? Estarão avaliando o seu domínio do português e o modo de comunicação. Essas ferramentas são essenciais para se destacar para uma vaga, independentemente de sua área de atuação. Caso insista, serão grandes as chances de ser desclassificado.
Para evitá-las, o Nube tem algumas técnicas:
- Fale calma e pausadamente. Assim, você dosará as palavras durante a conversa.
- Leia bastante: bons livros enriquecem nossos pensamentos!
- Tente não usar gírias, mesmo durante conversas on-line.
@Lari Carvalho, nossa seguidora, conta sempre praticar muita leitura. “Sua linguagem fica diversificada. Não vejo gírias como algo ruim, mas há situações certas para isso”, conta.
E aí? Vamos tentar minimizá-las? O Nube deu a dica, a força de vontade partirá de você! Beleza?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.