Quem investe na carreira, fica responsável por organizar projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, festivais e TV. Também é responsável por cuidar das etapas, desde a captação, até a realização final. Se interessou? Então, saiba mais com o Nube sobre a profissão.
Como produtor executivo, faz o orçamento do projeto, define cronogramas e busca recursos para a montagem da obra. Além disso, atua no gerenciamento de órgãos públicos e culturais, elaborando políticas para a arte e cultura.
Veja as funções a serem exercidas:
Marketing cultural: desenvolver estratégias empresariais de investimento em projetos culturais;
Política cultural: definir linhas de atuação do governo na área da cultura, organizando eventos voltados para a preservação do patrimônio histórico ou para a valorização de aspectos culturais.
Produção executiva: Criar e supervisionar projetos artísticos e culturais, como espetáculos, exposições, filmes, vídeos, discos e programas de TV e rádio.
Oportunidades em produtoras surgem em empresas organizadoras de shows e festivais. Segundo Luiz Augusto Rodrigues, coordenador do bacharelado em Produção Cultural da UFF, no Rio de Janeiro, “ONGs também têm contratado o profissional, assim como casas de cultura”, explica.
Os principais pontos a favor de quem ingressa na área estão no eixo Rio-São Paulo, mas existem chances em outras capitais, como Salvador, Porto Alegre, Brasília e Curitiba. O salário inicial é de R$ 1.500,00, segundo a UFBA. Durante a graduação, o aluno desenvolve habilidades para criar projetos de valorização da diversidade sociocultural. O currículo combina temas sobre os fundamentos da arte de eventos artísticos, além de filosofia, sociologia e psicologia, recebendo orientações a respeito da legislação e marketing.
A duração média dos estudos é de quatro anos e pode ser encontrado com o nome de Ciências Sociais ou Comunicação Social com ênfase em Produção e Cultura.
Gostou do conteúdo? Agora, fique de olho nas demais matérias e encontre o perfil mais de acordo com seus objetivos!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.