Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
vicio-em-internet

Vício em Internet 

Notícia | 18/12/2013

Você imagina sua vida sem Internet? Muitos de nós já não são capazes de cogitar como reagiriam. Acordamos, nos transportamos, estagiamos, assistimos às aulas e vamos dormir conectados quase o tempo todo. No entanto, alguns perigos podem surgir dessa prática. Saiba mais com o Nube!

Um desses males em constante crescimento é o Transtorno de Vício em Internet (Internet Addiction Disorder). Ele já afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, segundo recente estudo da Universidade La Salle, nos Estados Unidos. No Brasil, o número de atingidos chega a 4,3 milhões. O problema tende a aumentar junto à maior facilidade para acesso à web.

As características principais revelam a criação, com o tempo, de prazer atrelado somente à vida on-line, capaz de trazer satisfação rápida e originar o desejo de repetir a sensação. “Esse desprendimento do mundo real é o perigo da dependência, pois pode fazer as pessoas viverem baseadas na irrealidade”, afirma Breno Rosostolato, psicólogo e professor da Faculdade Santa Marcelina.

Na Fan Page do Nube, nem todos os seguidores consideraram-se viciados. @Aline Alves de Brito, por exemplo, afirmou: “uso no dia a dia e converso sobre a faculdade com meus amigos, mas não exagero”. Já @Wesley Fleming brincou: “para me controlar, busco dicas no site do Google. Sem Internet não dá, é um importante meio de comunicação”.

O site Educar para Crescer listou alguns dos sintomas. Veja se você se encaixa em algum:

1. Ter mais de cinco amigos virtuais, não os conhecendo pessoalmente;
2. Excluir-se do contato social ao vivo;
3. Ficar irritado quando está há mais de uma hora sem Internet;
4. Evitar sair de casa se for para ir a lugares sem computador;
5. Só falar e saber de games da web, redes sociais e "pessoas virtuais";
6. Mentir a respeito do tempo gasto enquanto está conectado;
7. Piorar o rendimento na escola;
8. Desobedecer aos pais quando eles o mandam desligar o PC;
9. Não ter motivação para atividades não relacionadas à Internet;
10. Ter autoestima bem baixa;
11. Tornar-se um adolescente caseiro e solitário;
12. Sempre se negar a fazer coisas antes muito prazerosas;
13. Se sentir triste, ansioso ou deprimido na maior parte do tempo;
14. Ir à lan houses como o principal passeio, inclusive gastando muito dinheiro com isso;
15. Já ter passado mais de 10 horas on-line em um único dia.
16. Dar prejuízo para os pais ou comprometer mais da metade da mesada para pagar as contas da lan house;

E aí, você se vê em alguns dos itens? Caso sua resposta seja sim, talvez esteja na hora de repensar seu comportamento! Conte com o Nube para te dar as melhores dicas para sua saúde!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe