No último 20 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Alguns municípios o consideram importante a ponto de decretarem feriado. Além disso, muito tempo antes de ser oficializada em 2011, a data já era celebrada em todo o país. No entanto, você sabe dizer por quais motivos? Veja com o Nube.
A intenção é, basicamente, refletir a respeito da inserção das pessoas negras na sociedade. Levando-se em conta o histórico brasileiro – e mundial – manchado pela escravidão, nos cabe parar e pensar se conseguimos nos livrar de seus resquícios ou se ela ainda se manifesta velada sob preconceitos.
As opiniões sobre o assunto são controversas. Perguntamos em nossa Fan Page se os seguidores concordavam com a data. @Ederson Teles, mostrou-se favorável: “é um dia de reflexão, pois nossos ancestrais sofreram muito. Precisamos avaliar o passado, reviver aquilo de alguma forma e pensar em como será o futuro”. @Verônica Pacífico, no entanto, considera desnecessário. “Não muda o racismo ainda existente, só reforça a divisão entre as pessoas”, diz.
Para acrescentar ao debate, é preciso recordar os efeitos ainda presentes da discriminação racial. Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelam, por exemplo, o risco 3,7 vezes maior de um jovem negro ser assassinado em relação a um branco. Já uma pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), aponta outra informação espantosa: um trabalhador negro recebe, em média, um salário 36,1% menor.
Diante de tanta desigualdade, fica difícil decidir se a comemoração é coerente com sua proposta ou não. Lembre-se: para formar sua opinião, é preciso informar-se muito bem! Conte com o Nube para sua formação cidadã!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.