Pessoas engraçadas costumam deixar leves os ambientes por onde passam, além de serem queridas por outros. Essa característica se manifesta, inclusive, em processos seletivos. Porém, seria ela boa ou ruim para esse tipo de situação? Veja com o Nube!
Segundo pesquisa do CareerBuilder, 27% dos profissionais de Recursos Humanos citaram a presença do senso de humor como critério de desempate na disputa por uma vaga. Foram entrevistados mais de dois mil recrutadores da área.
De acordo com Marcelo Cunha, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Nube, essa é uma característica benéfica em muitas esferas da vida e não é diferente em processos seletivos. “Contudo, é importante, para o candidato, manter diálogos e atividades favorecedoras de sua credibilidade, como ser cordial, respeitoso e expor-se de maneira clara e objetiva”, diz. No entanto, ele completa: “colocações fora de hora e excessiva vontade de aparecer são atos dispensáveis e podem borrar a imagem e diminuir as chances de ser contratado”.
Então, qual seria o motivo pelo qual esse perfil específico leva vantagem em relação a outros? Segundo Cunha, apresentar uma dose de descontração de maneira equilibrada e agradável pode transparecer maior grau de discernimento e maturidade. “Apesar disso, as chances são relativas, pois as características da vaga determinarão as condutas mais pertinentes”, finaliza o especialista.
Apesar de o excesso de gracinhas não ser recomendado, não adianta ficar retraído e sério demais também. Tente ser natural, sempre levando em conta o bom senso e a adequação ao ambiente. O Nube deseja boa sorte!
E aí, já se sente mais preparado?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.