Você sabe o que quer dizer etiqueta? Não, não estamos falando daquele pedaço de pano pinicante em roupas, com as suas características ou composição. O assunto agora é mais sério, o outro significado da palavra: postura. Você é uma pessoa educada? Tem etiqueta corporativa? Veja alguns exemplos e comece a praticar agora mesmo, dentro e fora do escritório!
De início, é importante saber diferenciar o seu comportamento durante o expediente e antes ou depois dele. Lógico: você não precisa ir para a faculdade de terno e gravata, ou de salto, se for o caso. Mas uma característica nunca pode se ausentar de suas atitudes: as boas maneiras.
De acordo com especialistas, um dos grandes motivos para demissões são problemas comportamentais. Em uma empresa, há certo passos a serem seguidos para reduzir pequenos conflitos e manter a boa convivência com todos. Por isso, de nada adianta ser ótimo na parte técnica, se no relacionamento, você é um fiasco!
Veja os principais erros de etiqueta corporativa e saiba como lidar com eles:
- Atrasos: avise quando perder a hora. Desculpe-se quando chegar;
- Roupas extravagantes e decotadas: quando não há dress code (um código de vestimenta na empresa), impera o bom senso. Seja discreto;
- Postura inadequada: ela revela falta de interesse. Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, indica a técnica do espelhamento. "Se a pessoa se aproxima, você faz o mesmo. Se ela se afasta, também";
- Comunicação falha: cumprimente todos e olhe para as pessoas quando elas falam com você. Nada de ficar mexendo em aparelhos eletrônicos enquanto dialoga;
- Toque de celular: não é uma boa ideia colocar uma música no último volume. Deixe-o no modo vibra e evite ligações pessoais durante o expediente;
- Fofoca: quando alguém tagarelar com você, escute, mas não repasse a informação;
- Usar e-mail do trabalho para assuntos pessoais: para assuntos fora do ambiente corporativo, prefira o e-mail pessoal.
Segundo Rafaela Gonçalves, Analista de Treinamento do Nube, desrespeitar os passos acima pode inviabilizar uma futura negociação, uma promoção ou até mesmo um reconhecimento do trabalho. "Para o restante do grupo, quem não se adaptar de acordo com o contexto e as exigências da empresa pode ser visto como uma pessoa com objetivos distantes daqueles da organização", explica.
A especialista deixa a dica final. "Você deve se destacar e ser reconhecido apenas por suas ideias e soluções. Menos é mais!".
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