Você conhece a “Primavera dos Museus”? Se ainda não, fique ligado, pois acontece apenas nesta última semana de setembro e pode levar até você muita bagagem cultural. Acompanhe com o Nube e escolha onde prefere ir!
Até o dia 29, ocorre a “7ª Primavera dos Museus”! Durante o evento, diversas instituições museológicas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo oferecem uma programação especial. O tema deste ano: “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”.
Em cada um dos órgãos participantes você acompanha um cronograma diferente. Dentre eles destacamos as seguintes:
- Museu Afro Brasil: o público vivencia exposições como a da "Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão", a qual apresenta as contribuições dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico no Brasil.
- Museu da Língua Portuguesa: propõe uma reflexão sobre como a raiz afro-descendente contribuiu para a formação da identidade de nossa língua. No dia 28, às 10h, tem a oficina “A função social das máscaras gueledés e tchokwe africanas” e o sarau “Afro-Mix Quilombhoje”, das 15h às 18h. Já no dia 29, às 11h e às 13h, acontece a visita temática “Diálogos África-Brasil”. O público também poderá ouvir à contação “História Gueledés”, apresentada em 28 e 29 de setembro, das 13h às 14h. Para participar das atividades oferecidas é preciso se inscrever com 20 minutos de antecedência, no pátio de acesso ao museu. As oficinas tem limitação de 20 vagas.
- Museu da Casa Brasileira: oferece uma oficina de papietagem, dia 28, às 14h30.
- Museu de Arte Sacra: preparou uma visita orientada ao acervo de presépios de origens africana e afro-brasileira, seguida por jogos de tabuleiro de matriz africana. Até 27 de setembro, às 13h30 e nos dias 28 e 29, às 14h. É indicado chegar com 15 minutos de antecedência.
Para Mariana Rito, coordenadora interna de relacionamento com instituições de ensino do Nube, ir a passeios como esse vai além de olhar quadros e enxergar apenas "rabiscos". “Atividades desse tipo te ajudam a conhecer e entender a situação social/econômica da época e a perceber a mensagem da obra. É cultura”, explica.
Então, se você ficou interessado não perca tempo. Programe-se e aproveite o máximo possível.
Boa diversão!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.