Você conhece alguém que já foi Aprendiz? Sabe o que o termo significa e quais benefícios esse regime de trabalho pode trazer para a vida de muitos jovens, além das empresas? Conheça um pouco mais sobre o assunto nesta matéria!
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Aprendizagem é a formação técnico-profissional com o objetivo de inserir o jovem no mercado de trabalho. Luis foi apenas um dos milhões de beneficiados pelo artigo 429 da CLT, obrigando organizações de qualquer natureza, com pelo menos sete empregados, a contratar aprendizes de acordo com o percentual estipulado da lei.
Desde os primeiros meses, ele já conseguiu verificar os benefícios para sua carreira. "Por ser meu primeiro emprego, tive um olhar diferente. Nas aulas teóricas, aprendi muito sobre administração, solução de problemas e postura profissional. E consigo aplicar toda essa teoria na prática. Tinha muita insegurança e fui perdendo, principalmente com os feedbacks recebidos", detalha Luis.
Para ser um aprendiz, é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado e frequentando a escola e inscrever-se em um curso de aprendizagem. O tempo máximo é de dois anos, por isso é normal serem contratados estudantes com até 21 anos. No caso de pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade para contratação.
A jornada de trabalho permitida é de seis horas diárias para quem ainda não concluiu o ensino fundamental e oito para quem já terminou, sempre computando as horas de atividades teóricas e práticas. Não é permitida a compensação e prorrogação da carga horária. Os finais de semana podem ser utilizados para trabalhar, garantindo o repouso em outro dia da semana.
Para Eva Buscoff, Coordenadora de Treinamentos do Nube, o potencial de vagas de aprendizes está acima do número de contratados. "Muitas empresas desconhecem esse modelo de contratação. Faltam trabalhos de divulgação e conscientização dos seus benefícios sociais. Além de possibilitar empregabilidade, ele auxilia os jovens em situação de vulnerabilidade social e impulsiona o seu crescimento pessoal e profissional".
E quais os benefícios para as corporações? Além de ter a possibilidade de efetivar esses "futuros gestores" em no máximo dois anos, treinando-os de acordo com as missões e valores da própria companhia o investimento é pequeno se pensado a longo prazo. Os aprendizes têm direito ao salário mínimo-hora (podendo ser maior, caso queiram) e o FGTS é de apenas 2%.
Após um ano e meio de aprendizagem, Luis sente-se preparado para o mercado de trabalho. "Eu me espelho em uma amiga! Aos 23 anos, ela já é coordenadora de uma empresa e começou a carreira como eu. Quero fazer faculdade e estou entre Economia e Engenharia de Produção. Adoro matemática!", finaliza.
Em um mercado tão competitivo quanto o nosso, é fundamental a conscientização de todos sobre a importância do primeiro emprego para o jovem. Além de contribuir para a diminuição da taxa de desemprego entre pessoas de 15 a 24 anos, o Programa Jovem Aprendiz consegue preparar milhares de pessoas para o mercado de trabalho, com mão de obra especializada e postura corporativa. Invista nos estudantes: é bom para eles, bom para você e bom para o Brasil.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.