Já ouviu falar que o trabalho em equipe é uma das competências mais valorizadas pelas empresas? É isso mesmo! No entanto, às vezes, ele pode ser prejudicial. Parece contraditório, não? Saiba mais sobre o assunto nesta matéria!
Não é mais segredo: as organizações estão em busca de colaboradores capazes de interagir com perfis diferentes, a fim de criar um bom ambiente de trabalho e mais produtividade. Para Aline Clark, publicitária e autora do livro "O Pulo do Gato", todo profissional deveria ser "sério, competente, com jogo de cintura e bom senso, respeitando a opinião de outros profissionais e oferecendo ajuda a quem precisa".
E como o segredo da vida é o equilíbrio, todo excesso pode caminhar para um resultado negativo! Parece estranho dizer, mas é importante perceber se a sua cooperação com a equipe não está prejudicando suas vontades pessoais. "Isso acontece quando você coloca as necessidades dos outros à frente das suas, sacrificando os seus interesses por medo das pessoas não gostarem de você. É importante saber dizer não!", exemplifica Aline.
A especialista indica situações onde fica aparente o lado ruim do trabalho em equipe e dá dicas para você saber como agir:
- Se deixar prejudicar pelos erros dos demais: defenda a qualidade do seu trabalho!
- Fazer o trabalho dos outros: ajudar é sempre bom, mas não faça disso uma rotina.
- Não criticar colegas de trabalho ou subordinados: use e abuse de feedbacks construtivos.
Segundo Marcelo Cunha, Analista de Treinamento do Nube, quando alguém age exclusivamente para agradar e ser aceito, comete uma sucessão de erros. "Ele acaba deixando de lado seus objetivos, suas metas e sonhos, reduzindo sua satisfação pessoal, além de correr o risco de assumir tarefas fora de seu conhecimento", explica.
Para evitar tal situação, Cunha dá a dica para os gestores. "Cabe a ele, junto com seus subordinados, entender os objetivos de cada um e conscientizá-los sobre as exigências da empresa, distribuindo as atividades e esclarecendo como devem ser executadas", comenta. Para ele, a responsabilidade, no entanto, não é exclusividade do líder. "Cada um deve assumir a sua parcela".
Caso esteja passando por situações parecidas com as descritas nesta matéria, procure conversar com seu gerente a respeito. Uma franca reunião em equipe pode evitar muita dor de cabeça. Boa sorte e conte sempre com o Nube para o sucesso de sua carreira!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.