Para você, conseguir conciliar a vida profissional com a pessoal é o verdadeiro ponto chave para a felicidade? De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela Hay Group, a falta de equilíbrio entre ambas, pode sim desmotivar muitos profissionais.
Segundo o estudo, um em cada quatro colaboradores afirma não receber incentivo de sua empresa, para conseguir adequar sua rotina. Por isso, 27% pretendem deixar a organização onde trabalham nos próximos dois anos.
Para Christian Barbosa, autor do livro ‘Equilíbrio e resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?’, o segredo está nos líderes e funcionários trabalharem sempre em busca de um ambiente favorável e por um objetivo comum. “Quando o grupo tem pessoas valorizadas, vistas com seus problemas e competências, o trabalho flui melhor”, explica.
É preciso levar em conta o fato de nenhuma equipe possuir alta produtividade constantemente. “Existem flutuações e lacunas em alguns momentos. Isso é normal”, comenta Barbosa.
Mas, para muitos, essa não é bem a visão das organizações. “No sistema capitalista, as empresas objetivam o lucro e a disputa pelo seu lugar no mercado. Com isso, o trabalhador fica à mercê da carga horária, protocolos a serem cumpridos no tempo estipulado, metas, controle ostensivo de suas ações etc”, comenta @Elcio Alves, na Fan Page do Nube. Assim, a vida do colaborador acaba se tornando precária.
Por isso, gestores e funcionários precisam sempre ter em mente o fato de a diferença no resultado ser alcançada com a maturidade do time. Ou seja, a capacidade de saber quais pontos são importantes; de se comunicar da forma adequada; de utilizar o tempo da forma correta e de lidar com seus problemas.
Comece a praticar essas atitudes e perceba como tudo pode mudar!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!