A “questão palestina” é um assunto frequente nos noticiários, mas, na maioria das vezes, é abordado de forma superficial e incompleta. Esse é o motivo pelo qual o Cine Ocupa resolveu montar uma programação especial sobre o tema. Ficou interessado? Tome nota!
Segundo Mariana Pinheiro, uma das visitantes e apoiadoras do evento, os palestinos e árabes são sempre apresentados ao público como ‘terroristas’ ou radicais, negando a Israel o seu direito de existir como Estado. “Assim, os filmes escolhidos para a mostra se propõem a exibir as raízes do conflito e os respectivos interesses em jogo”, explica.
As sessões são sempre seguidas de um bate-papo, como é costume da casa. O Cine Ocupa é um espaço autônomo mantido por contribuição voluntária. Veja mais sobre seu trabalho no link. A escolha das obras foi de acordo com os ciclos temáticos escolhidos pelos próprios frequentadores, por meio de enquete.
A próxima sessão ocorre no dia 6 de fevereiro e passará duas partes do filme “A Catástrofe" (Rawan Damen – Qatar, 2007). O título retrata a expulsão e fuga dos 711 mil árabes palestinos vítimas da Guerra Civil, de 1947 a 1948, e da Guerra Árabe-Israelense, de 1948.
A entrada é gratuita, tanto para as sessões, quanto para os debates. Anote o endereço do local: Rua Frei Caneca, 986 – Porão – Consolação – São Paulo, SP. O Cine Ocupa fica próximo à Estação Paulista do Metrô, da Linha 4 Amarela.
Animado? Chame seus amigos para desfrutar de cultura. Bom passeio!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!