A pesca, ao lado da agricultura, é a principal atividade de subsistência dos povos indígenas do Alto Rio Negro. Com isso em mente, o Museu da Amazônia realiza, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), a exposição “Peixe e Gente”. Ela aborda os conhecimentos, mitos e conceitos indígenas sobre a origem dos peixes e suas relações com a humanidade. Ficou interessado? Tome nota!
A exibição, instalada no Jardim Botânico Adolpho Ducke, traz peculiaridades acerca da forma de pescar dos indígenas do rio Tiquié, região da bacia do Rio Negro. Segundo o curador da mostra, Aloisio Cabalzar, existem várias maneiras de realizar a atividade. Algumas delas são usadas com mais frequência, outras são mais especializadas. Há pescas para aplicar a certos eventos do calendário ou a locais determinados, com cachoeiras, igapós e canais estreitos.
Cabalzar, também autor do livro homônimo à exposição, explicou a possibilidade de pescar com as mãos, sem o auxílio de instrumentos. Em outras situações, é preciso preparar armadilhas grandes e complexas, tomando os dias de vários homens para serem construídas. “A maioria dessas arapucas é feita para os peixes entrarem e não conseguirem sair. Assim, eles permanecem vivos, pois ficam submersos”, explica o curador.
A colocação das “ciladas” é orientada pelo conhecimento das passagens no leito dos rios, nas cachoeiras e nos locais onde os animais se deslocam. Algumas são postas a favor da correnteza e, outras, contra. No local da mostra, é possível adentrar a floresta para passeio entre as trilhas, onde se encontra o museu vivo.
Gostou das curiosidades? Então marque presença! O museu fica no Jardim Botânico de Manaus, na Avenida Uirapuru, s/nº, Cidade de Deus – Manaus, AM. A entrada é gratuita e a organização orienta a utilizar tênis ou bota no passeio. A exposição ficará até 2015! Tem bastante tempo para você agendar e visitar o local.
Chame os amigos para deixar o dia mais divertido! Boa exposição!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!