Providenciar visto e passaporte são os itens principais a fazer depois de definir o destino de sua viagem. Por isso, é imprescindível levar em conta o tempo necessário para utilizar entre o início e o final desse processo, para só então procurar passagens e hospedagem, por exemplo. Ficou interessado no assunto? Tome nota!
Cada país tem as suas regras para autorizar a entrada de turistas. “O importante é estar bem orientado sobre as exigências do governo do país e apresentar todos os documentos e comprovações dos seus motivos para voltar à sua casa”, observa Alexandre Luis Pedrosa, diretor da Infovistos.
Mas além de demonstrar a existência de uma família e emprego em seu local de origem, por exemplo, é preciso comprovar condição financeira para arcar com todas as despesas durante a estadia. Por isso, cópias de extratos bancários também devem ser anexadas ao requerimento.
Para não ter problemas e mal entendidos, podendo ocasionar a recusa do visto, os viajantes devem ter uma assessoria de profissionais do ramo. Eles têm todas as dicas para tudo correr bem, desde o preenchimento dos formulários até a apresentação de documentos, comprovantes e a entrevista.
Outro alerta de Pedrosa vai para a chance de duplicação de gastos do turista, se tiver o visto negado. “Além de reprogramar todas as datas da viagem, ele será obrigado a pagar todas as taxas novamente”, explica.
Para planejar seu tão sonhado passeio, veja o tempo médio estimado para a concessão do visto de turismo de alguns dos destinos mais procurados:
- Canadá: 10 a 15 dias úteis;
- Estados Unidos: dez dias úteis após entrevista;
- Austrália: 5 a 10 dias úteis;
- Nova Zelândia: 10 a 20 dias úteis;
- Reino Unido: 20 dias após entrevista;
- China: 4 a 7 dias úteis;
- Índia: 4 a 7 dias úteis.
Anote todas as dicas do Nube e da Infovistos para não dar bobeira nessa etapa importante de sua vida. Prepare as malas e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.