Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
fui-despedido-e-agora

Fui despedido, e agora?  

Notícia | 14/01/2013

Se fugir da demissão nem sempre é uma alternativa, o ideal é tirar o melhor desse momento. E sim, ele existe. Descubra nesta matéria do Nube como reerguer a carreira depois de ser dispensado da empresa. Acompanhe!

Segundo a consultoria Lee Hecht Harrison (LHH), de cada cem pessoas contratadas no Brasil, 30 deixam a organização onde trabalham em menos de um ano. A demissão é uma das principais causas desses desligamentos. Mas como superar esse desafio? A GNT Carreiras e Finanças separou algumas dicas para você.

O primeiro passo é encarar e dar um tempo para você. A dispensa pode ser dolorosa tanto quanto o fim de um relacionamento. Gera tristeza, frustração e até uma espécie de luto. Apesar disso, mesmo diante do choque da notícia, é preciso manter a calma e entender as razões da decisão do empregador.

“Não é hora de ser emotivo. É preciso ser frio e tirar o melhor da situação”, afirma Irene Azevedo, diretora de negócios da consultoria LHH. Após o fato consumado, muitos profissionais acabam indo direto em busca de outro emprego. Mas esse nem sempre é o melhor caminho. “Vale a pena aproveitar o momento para aprender com os erros e fazer uma reflexão da carreira antes de seguir em frente”, diz a especialista.

Em seguida, é hora de avaliar o mercado e buscar um novo projeto. Comece revisando o currículo e destacando pontos altos de sua trajetória profissional. Conversar com amigos da área, pedir recomendações ou até contratar um coach podem otimizar a busca.

Por último, cuide das finanças! Afinal, a conta bancária de uma pessoa desempregada diminui. Sem o salário ou a bolsa-auxílio, o dinheiro em caixa deve receber uma atenção ainda maior, ou seja, a ordem é economizar. Portanto, mesmo se você estiver trabalhando ou estagiando, sempre deixe uma reserva para imprevistos.

O ideal, segundo especialistas, é calcular seus gastos mensais e ter, pelo menos, três vezes esse valor guardado. Por exemplo, se você gasta R$ 1.000,00 por mês, mantenha no mínimo R$ 3.000,00 aplicado. Isso será um alívio e dará tempo para você não passar apertos logo depois de sair do seu trabalho/estágio. Até porque, estando em casa, os gastos serão menores! Pode parecer difícil, mas se você começar a poupar um pouquinho, logo vai se surpreender!

Dica do Nube: aplique o dinheiro. Se deixar na conta corrente, ele pode desaparecer!

Não desanime! As oportunidades no mercado de trabalho crescem a cada dia e, se você passar por essa situação, com certeza irá levantar a cabeça e seguir em frente.

Tome as dicas do Nube como base e boa sorte. Nós acreditamos no seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe