O título da matéria pode ser usado em várias ocasiões: o filho retornando à casa da mãe; o jogador de futebol encerrando a carreira no clube de origem e, até mesmo, o colaborador procurando emprego em uma empresa onde já trabalhou! Essa atitude "queima o filme" ou é um comportamento normal do mercado? Saiba mais com o Nube!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com, 56% dos 800 entrevistados disseram já terem voltado a uma organização onde saíram ou foram demitidos. Em 42% dos casos, a própria companhia fez o convite!
Perguntamos em nossa Fan Page qual é a impressão dos internautas sobre o assunto. Para @Lucas Neiva e @Brenda Carvalho, não há nenhuma problema em procurar uma colocação em um local onde já trabalhou. Afinal, se o convívio foi bom, o colaborador saiu pela porta da frente e com a cabeça erguida! No entanto, para @Mônica Brumatti, se o profissional saiu é porque algum problema teve. "Ou oferta maior de outro lugar", concluiu.
Um dos motivos para esse "vai e vem" é a falta de mão de obra qualificada. "Em alguns casos, o profissional vai para outra companhia na esperança de ser tudo diferente. Por outro lado, algumas empresas demitem seus funcionários para contratar profissionais mais baratos e voltam atrás por não conseguirem encontrar outro tão capacitado", diz o diretor-geral da Trabalhando.com, Renato Grinberg.
O especialista dá algumas dicas para acalmar seu nervos e tomar a melhor decisão:
- Se está infeliz, analise a causa do aborrecimento. O motivo pode estar na vida pessoal!
- Estude o mercado. Existe uma oportunidade melhor do que a sua? Talvez a melhor opção seja mudar de carreira!
- Caso opte por retornar ao antigo emprego, analise os pontos positivos e negativos. Tudo pode estar do mesmo jeito.
Seja qual for a sua escolha, lembre-se não haver um trabalho perfeito! A dica final do Nube é colocar os pontos positivos e negativos na balança e verificar onde você se sente melhor. "Escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida", já dizia o pensador Confúcio. Boa sorte e conte sempre com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.