Seja em uma entrevista presencial ou por e-mail, os currículos acompanhados de uma carta de apresentação atraem mais a atenção do selecionador. Quer saber os motivos? É destacado o cuidado do candidato ao escrever a mensagem e, quando bem redigida, pode se tornar um diferencial na seleção de uma vaga de estágio.
“Atualmente, a carta de apresentação tem sido utilizada de diferentes modos. Nas redes sociais, como o Linkedin, por exemplo, algumas pessoas enviam a carta em forma de mensagem para as empresas ou profissionais da área, despertando assim o interesse profissional”, explica Natália Caroline Varga, supervisora da equipe de Recrutamento e Seleção do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios.
Já para quem vai entregar pessoalmente o documento, ele segue grampeado ao currículo. “A carta de apresentação facilita no processo seletivo, por otimizar o tempo. Deve ser escrita em apenas uma folha e, a partir dela, o RH fará a triagem dos interessados na vaga”, complementa Natália.
Sendo assim, é necessário ter um documento bem claro e objetivo, reunindo seus pontos mais fortes durante a carreira, caso contrário, perderá seu intuito. Como conteúdo, deve-se incluir também o nome do destinatário. Contudo, caso não saiba quem lerá sua carta, pode substituir pelos termos “Prezado(a) Senhor(a)”. Fatores como os motivos do interesse na vaga e experiências profissionais para agregar à organização também são válidos.
A supervisora dá uma sugestão: “Ao escrever sua carta, se apresente a alguém, em poucas palavras. Depois, solicite a um amigo ou familiar para revisar o conteúdo e a ortografia, assim como fazemos com o currículo. Para cada vaga concorrida, você deve fazer uma carta diferente”.
Dica do Nube: Cartas longas e com informações vagas são prejudiciais. Ex.: sou especialista com mais de seis anos no mercado. Especialista em que?
Ao término, coloque-se à disposição para entrevistas e informações adicionais. Assim, finalize-a com cumprimentos como "atenciosamente" ou "cordialmente" e sua assinatura.
No caso de um currículo encaminhado via e-mail, a carta de apresentação deve estar no corpo da mensagem. Devido a risco de vírus, alguns provedores bloqueiam textos com anexos. Portanto, mesmo anexando-o, ponha-o abaixo da carta de apresentação. Caso o envio seja por correio, destine à área de Recursos Humanos, nunca ao setor no qual deseja atuar.
Se quiser concorrer a uma oportunidade após a verificação de um anúncio, vale especificar onde conheceu a vaga e a data da visualização, pois o recrutador recebe centenas de currículos diariamente. Com esse diferencial, seguramente suas chances crescerão!
Você possui dúvidas ao elaborar uma carta de apresentação? Veja o modelo do Nube e siga nossas sugestões. Boa sorte! Agora é com você!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.