Deixar um recrutador frustrado é, sem dúvida, um tiro no pé. Mesmo se a oportunidade profissional em questão não for das mais atraentes, irritar o responsável pelo processo deixará o seu currículo longe de futuras seleções. O Nube, com a colaboração do site Exame.com, separou as atitudes mais irritantes em uma entrevista.
Mentiras e omissões
“Identificar traços de desonestidade em um candidato é um dos aspectos mais frustrantes para o selecionador”, conta Fabiane Cardoso, coordenadora de qualidade da Adecco, empresa líder em solução de recursos humanos. Colocar competências a mais no currículo apenas com o objetivo de fisgar o recrutador se voltará contra você na etapa de entrevistas. Lembre-se: a verdade é o aspecto mais valorizado pelas empresas e qualquer deslize nesse campo é fatal.
Falta de comprometimento
Mercado de trabalho aquecido e grande oferta de oportunidades profissionais têm levado candidatos a faltarem com o comprometimento com as organizações, na opinião de Fabiane. “Os participantes estão comparecendo a muitos processos ao mesmo tempo. Por essa razão, eles acabam desistindo de ir em alguns sem dar satisfação”, diz.
De acordo com a especialista, faltar a entrevista com gestores – ou a outras etapas da seleção – se tornou uma prática tão inadequada quanto frequente. “Tem acontecido muito e em todas as fases. Isso frustra muito os recrutadores”, ressalta.
Ter outra proposta mais interessante em vista faz você desistir de outra seleção. Mas nada impede de informar à outra organização. Manter um bom relacionamento é essencial para ser lembrado em outra oportunidade.
Insistir em relação ao retorno
Nem sempre o selecionador consegue dar o retorno no tempo combinado com os candidatos, tendo em vista as inúmeras atividades na agenda da empresa. Portanto, ficar ligando insistentemente não vai acelerar o processo. Ao contrário, de acordo com Fabiane, essa também é uma atitude irritante. “Não é bom e faz o candidato perder pontos”, explica.
Não teve retorno na data prevista? Tenha mais paciência! Ligue no máximo uma vez e aguarde, assim você não toma o tempo da organização, nem dá a impressão de estar à beira de um ataque de ansiedade.
Para Eva Buscoff, coordenadora de treinamento do Nube, a pessoa não pode se deixar levar pelas incertezas e pela ansiedade. “Isso atrapalha o candidato no processo seletivo. Um ponto importante é não desrespeitar ao próximo e tentar manter o discurso amigável e coerente”, diz.
Seguindo essas orientações, com certeza sua entrevista terá um resultado de sucesso. Conte sempre com as dicas do Nube e boa seleção!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.