A língua escrita faz toda a diferença no momento da comunicação, pois pode modificar uma mensagem dependendo da forma como é executada. Você sabe como usar “este, esta, esse ou essa”? Acompanhe com o Nube e não erre nunca mais!
Vamos a uma breve definição. Pronome substitui ou acompanha o substantivo. Quando acompanha, determina-o no espaço ou no contexto. Veja alguns exemplos.
1. Os pronomes demonstrativos este, esta, estes, estas marcam a posição próxima de quem fala.
“Este livro eu comprei em uma grande livraria”.
2. Também podem marcar um tempo próximo ou simultâneo à fala.
“Estes têm sido os melhores anos de minha vida”.
3. Indicam uma afirmação a ainda ser dita.
“Minha opinião é esta: hoje o dia está bonito”.
4. Já os pronomes esse, essa, esses e essas fazem referência a alguma coisa já comentada no texto.
“Criatividade, iniciativa e persistência. Essas são qualidades essenciais para ter sucesso.”
Entenda as diferenças
“Tanto para escrever como para falar, é importante diferenciar este de esse. O primeiro relaciona-se a quem está falando; o segundo, ao destinatário. Trocá-los pode causar ambiguidade”, explica Reinaldo Passadori, CEO e fundador do Instituto Passadori – Educação Corporativa.
“Compro esta casa (aqui)”. O pronome esta indica a casa como estando perto da pessoa.
“Compro essa casa em sua cidade (aí)”. O pronome essa indica a casa estando perto da pessoa com quem fala, ou distante de você.
"Essa" é usada para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionada. "Esta", por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não falada. Para treinar, complete a frase (essa/esta):
_____ são as orientações para atingir o sucesso profissional: dedicação e estudo. Seguindo _____ dicas, com certeza você conseguirá trilhar um futuro com muita realizações.
Se você colocou “estas” no primeiro espaço e “essas” no segundo, acertou! Lembre-se: a mesma regra vale para nisso, nisto, nesse, neste, desse e deste.
Reinaldo completa: “Levando em consideração essas simples definições, uma pessoa pode alcançar um futuro de sucesso e escrever muito bem. Mas, para isso, é preciso muito treino”.
Continue estudando e conte sempre com o Nube! Essas foram as nossas dicas. Até a próxima!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!