Você já está com a agenda cheia de compromissos de final de ano? Afinal, dezembro é sinônimo de festas de empresas, amigos-secretos e reencontros entre turmas de colégio ou faculdade. Para ter uma alimentação adequada nessa época, preparamos uma matéria para orientá-lo. Acompanhe!
É possível, com moderação e algumas adaptações, manter a forma mesmo nos happy hours. Normalmente, as confraternizações são marcadas em bares ou espaços de eventos, logo depois do horário de trabalho, e vêm acompanhadas de petiscos e drinques diversos.
“Apesar das comidas mais gordurosas e das bebidas alcoólicas, as pessoas têm pavor de engordar. Fazem de tudo para deixar o corpo e a saúde em dia para o verão”, afirma a médica Elizabete Almeida, nutricionista e diretora-executiva do programa “Meu Prato Saudável”, do Hospital das Clínicas e do Incor.
Para Elizabete, uma alimentação balanceada é essencial para os momentos de festa e descontração não comprometerem a qualidade de vida. A primeira orientação é nunca chegar aos eventos de estômago vazio. “Quando estamos com fome, não conseguimos escolher a melhor opção. Além disso, há uma tendência a comer mais rapidamente e sem controle”, conta.
Frituras devem ser evitadas. Elas são muito calóricas e podem dificultar a circulação, aumentando os níveis de colesterol. Boas opções de petiscos são, por exemplo, palitinhos de vegetais (cenoura, erva-doce, pepino), bruschetas de tomate com manjericão, tremoço ou tomates cereja.
Outra dica importante para evitar o exagero à mesa dos bares é fazer um lanche saudável antes de ir para qualquer evento. A nutricionista sugere um sanduíche natural, com salda e patê de atum ou peito de peru com queijo magro. Também pode ser uma fruta, cereal integral, nozes ou frutas secas.
Uma das principais vilãs nesta época são as bebidas alcoólicas. O consumo máximo diário, conforme aconselha a OMS (Organização Mundial de Saúde), é de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho para os homens. Já para as mulheres, o indicado é uma lata de cerveja ou uma taça de vinho. “Não é preciso passar por privação social para ter boa saúde. Algumas mudanças simples podem garantir a diversão e, ao mesmo tempo, a boa forma”, afirma Elizabete.
Orientações anotadas? Agora é só marcar com os amigos e se preparar para a festa!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!