Assinado em 2008 por sete nações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, o acordo com a intenção de simplificar as regras ortográficas e aumentar o prestígio social da língua no cenário internacional, valeria a partir de 1º de janeiro de 2013 no Brasil. No entanto, a presidenta Dilma Rousseff vai emitir um decreto adiando a data. Fique de olho e se atualize no assunto com a matéria do Nube.
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) imagina ser ideal adiar a vigência do acordo para 2018 e sugere ser necessária a elaboração de outra reforma ortográfica, com a contribuição de mais setores da sociedade. “Além do novo acordo ter sido muito mal feito, os professores ficaram de fora”, disse. “Precisamos rever tudo. Temos que descomplicar a língua, caso contrário vai ser só retórica. Temos de aprovar um formato com lógica”, concluiu Miranda.
Segundo o senador, o governo orientou outros países a também adiarem a vigência, objetivando uma total reformulação ser possível. Em Portugal, por exemplo, o acordo só vai valer a partir de 31 de dezembro 2015. Em Cabo Verde a programação é para 2016.
Você conhece a nova regra ortográfica?
Alfabeto:
Nova Regra: O alfabeto será formado por 26 letras
Como é: As letras “k”, “w” e “y” não são consideradas integrantes do alfabeto
Como será: Essas letras serão usadas em unidades de medida, nomes próprios, palavras estrangeiras e outras palavras em geral. Exemplos: km, kg, watt, playground, William, Kafka, kafkiano.
Trema:
Nova regra: Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.
Como é: Agüentar, conseqüência, cinqüenta, freqüência, tranqüilo, lingüiça, bilíngüe.
Como será: Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.
Hífen – mesma vogal.
Nova Regra: O hífen será utilizado quando o prefixo terminar com uma vogal e a segunda palavra começar com a mesma letra.
Como é: antiibérico, antiinflamatório, antiinflacionário, antiimperialista, arquiinimigo, arquiirmandade, microondas, microônibus.
Como será: anti-ibérico, anti-inflamatório, anti-inflacionário, anti-imperialista, arqui-inimigo, arqui-irmandade, micro-ondas, micro-ônibus.
Essas e outras alterações estão em pauta. Lembre-se: o bom português é levado em conta também no momento de um processo seletivo. Muitas empresas utilizam testes como ditados e levam em conta a compreensão do bom português.
Sucesso e conte conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.