Todo intercâmbio de idiomas representa um investimento. Uma quantia considerável é reservada e, como retorno do “dinheiro aplicado”, o jovem espera voltar com gramática e fluência bem melhores da língua estrangeira estudada. No entanto, nem sempre isso acontece. Sabe dizer a razão? Planeje a sua viagem com as dicas do Nube e aproveite da melhor maneira a oportunidade de ganhar conhecimento.
O primeiro passo é saber se o curso de curta temporada é o mais indicado para seu nível de “intimidade” com o idioma escolhido. O de um mês, por exemplo, não é o mais adequado para estudantes com nível básico, por se tratar de um período limitado de estudo. “Se a pessoa não tem uma base mínima, com vocabulário e gramática suficientes, não vai conseguir praticar inglês e nem aproveitar da melhor forma”, explica Thais Pires, gerente do Alumni Advising, organização responsável por prestar auxílio a brasileiros na escolha de programas de intercâmbio para os Estados Unidos. “Agora, se ele tem um ano para ficar no exterior, vale a pena ir mesmo sem saber nada”, completa.
A opção de um mês é a mais indicada àqueles cujo conhecimento do idioma se encontra em um parâmetro entre intermediário e avançado. O ideal nesse caso, segundo Thais, é um mínimo de 18 horas de estudo por semana. Já para quem não se sente confortável com sua fluência, aulas intensivas, feitas antes de ingressar no projeto internacional, garantem mais confiança no cotidiano em outro país.
Dica do Nube: se envolva com o contexto e com os moradores locais. Procure sair sozinho na rua, ir até o mercado, pedir sua própria conta e comida, mesmo utilizando mímicas no início. Tentar falar sempre o idioma de estudo é crucial para se aperfeiçoar no mesmo. Por fim, evite ir até outro país e fazer um grupo de amigos brasileiros, pois você acabará não exercitando a língua desejada.
Gostou das informações? Aproveite para reproduzi-las nas redes sociais e desejamos, desde já, uma boa experiência profissional a você!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.