Sabe dizer qual foi o post mais reproduzido da história, no Twitter? E qual foi a imagem mais curtida no Facebook? O presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, se transformou no detentor de ambos os recordes. A “estrela” das redes sociais se apresenta como o fenômeno principal da Internet, no século XXI. Leia mais e desvende os números e as curiosidades da eleição americana e da web 2.0.
Negro, com sobrenome muçulmano, conta no Instagram e conhecido por ser amante do basquete. Barack Hussein Obama, comandante da nação mais poderosa do planeta, sabe como poucos utilizar as mídias digitais ao seu favor. A mensagem enviada pelo perfil @BarackObama anunciando a vitória atingiu, até este momento, 814.997 “retuites” e foi a maior de todos os tempos. E a imagem publicada no seu Facebook teve o maior número de curtir (quase 4,5 milhões) e compartilhamentos da história (mais de 580 mil)..
Ao mesmo tempo, Mitt Romney se esforçou como pôde no mundo on-line, com o objetivo de angariar votos, mas sem a mesma eficiência. O republicano foi flagrado cometendo diferentes gafes em discursos, durante a campanha, e se esqueceu dos celulares com câmeras. Muitos eleitores cuidaram de registrar os momentos e divulgaram no Youtube, acarretando em pontos negativos para a imagem de Romney.
Há quatro anos, Obama e o Partido Democrata adotaram o discurso do Change (“Mudança”) como ponto central da campanha. Entre as estratégias, os eleitores foram informados via torpedo SMS, por exemplo, sobre a definição de Joe Biden como vice-presidente. Em videogames de basquete, diversas placas publicitárias de Obama eram vistas nas quadras. Foram feitos comerciais de 30 segundos, documentários, ações nas mídias sociais, como YouTube, Twitter, aplicativos de iPhone, Facebook e muito mais. Repetida em 2012, a fórmula seguiu consagrada.
“Como consequência, Obama virou o Mr. President e a campanha de marketing ganhou Leão no Festival de Cannes, na categoria “Titanium” ou campanha de marketing integrado, onde se utiliza o maior número de ferramentas do processo de comunicação de marketing 360 graus”, afirma Marcos Hiller, coordenador do MBA de Marketing, na Trevisan Escola de Negócios. (Vídeo explicando a campanha: http://bit.ly/RFs0Wn).
E você, já sabe como fazer uma ideia funcionar na Internet? O presidente americano deixou a receita: inexistem mistérios. Com organização, planejamento e determinação em alcançar o povo, onde ele estiver, o objetivo é tranquilamente alcançado.
Fique de olho em nosso portal e leia sempre informações construtivas para o jovem, incluindo temas ligados à web 2.0.
Boa navegação!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.