O MEC - Ministério da Educação, vai estudar uma maneira de reduzir o número de candidatos faltantes do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. A taxa de abstenção neste ano foi de 27,9%, índice similar ao das duas últimas edições. Em um vestibular, a taxa não costuma passar de 9%. O custo com os faltosos neste exame foi de R$ 90,4 milhões. Você marcou presença? Memorizou a data das provas nas quais está matriculado? Leia a matéria e cumpra os seus compromissos.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um pedido pessoal ao professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), com relação aos estudos especializados para se evitar o descompromisso de jovens. A análise deve ficar pronta em 20 dias. "O ministro atentou para esse problema e já estamos produzindo o estudo. Tenho convicção de ser possível construir uma política para a redução desses índices", disse Costa.
O órgão tem como objetivo entender exatamente o perfil dos faltosos, cujo número chegou a 1,6 milhão no exame do fim de semana passado. O Inep deseja identificar se existe variação da abstenção por região e idade e também se há predominância dos candidatos isentos ou treineiros. Em 2012, 70% dos 5,7 milhões de inscritos não pagaram a taxa de inscrição. São alunos de escola pública ou pessoas carentes.
O custo por aluno no Enem foi de R$ 55,98, um aumento de oito reais em relação ao ano passado. O gasto tem sido crescente a cada ano e a taxa de abstenção se mantém estável. Em 2011, a média de faltas foi de 26,4% e, em 2010, de 28%.
Apesar dos altos índices registrados nos anos anteriores, o Inep nunca fez um estudo para entender os motivos da abstenção. "Vamos fazer agora o recorte, levando em conta os dados deste ano e dos anteriores, para mostrar ao ministro as razões disso", concluiu o presidente do Inep.
Você se planejou para as avaliações de fim de ano? “Conhecer antes o local da prova, chegar com antecedência no dia e ter ciência de todas as datas, caso o teste envolva mais de uma etapa são alguns dos passos simples para não ser perder a oportunidade”, acredita a analista de RH do Nube, Naiara Rojas.
O Nube deu a dica, agora é com você! Seja compromissado e corra atrás de uma chance qualificada para iniciar a sua carreira!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!