Na primeira edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) após a aprovação da Lei de Cotas, 54% dos inscritos declararam-se pretos, pardos e indígenas. Essa proporção é muito próxima à da população brasileira em geral, cravada em 51%. A cor da pele é um dos critérios previstos na nova lei. Já viu as estatísticas referentes a essa importante avaliação? Leia aqui e crie sua própria opinião a respeito. Lembre-se: esse assunto poderá ser cobrado inclusive nos testes.
O Enem ocorre no próximo fim de semana, dias 3 e 4, com 5.791.290 participantes. Atualmente, a nota do exame é o caminho de ingresso para quase todas as universidades e institutos federais. Entre os 5,7 milhões de inscritos, 1,5 milhão terminou este ano o ensino médio. Desse grupo específico, 80% (mais de 1,2 milhão) vêm da escola pública e poderão se beneficiar da reserva de vagas que a lei garante.
Em 2013, 12,5% das vagas nas federais deverão ser ocupadas por alunos da rede pública. Em quatro anos, a taxa deve chegar a 50%. As universidades ainda precisam respeitar critérios econômicos (com reserva para candidatos com renda familiar de 1,5 salário mínimo per capita) e raciais para a distribuição das vagas.
“Justiça e igualdade são dois lemas do governo. Na educação, não poderia funcionar diferente”, destacou o ministro da educação, Aloísio Mercadante. E você? Qual é a sua opinião sobre as cotas? Opine em nossas redes sociais e prepare-se para responder questões ligadas ao assunto em concursos ou vestibulares.
A equipe Nube deseja sorte e sucesso nas avaliações de fim de ano!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.