Muitas pessoas já devem ter escutado “fulano está depressivo”. Os sintomas da doença são fortes e o primeiro passo para se livrar desse quadro é pedir ajuda. Você conhece alguém nessa situação ou está passando por algo parecido? Saiba mais com o Nube!
Os motivos para o surgimento dessa patologia são inúmeros. “Em uma sociedade cobradora do culto ao corpo, robótica e até fria, encontramos quadros de depressão quando a pessoa não consegue atingir o objetivo desejado, tornando-se triste e ausente”, explica a psicanalista Taty Ades.
A doença já atinge uma parte considerável da população ao redor do mundo. Os principais sintomas são melancolia, tristeza, falta de vontade para sair de casa, distanciamento dos amigos e até desejo de tirar a própria vida. Ela pode surgir por diversos motivos, como a morte de um membro da família, um amigo, fim de um relacionamento ou até por perda de identidade.
Além disso, o mal chega a afetar em diversos aspectos da vida. “Isso pode ser refletido em outras doenças, como síndrome do pânico, anorexia, bulimia, dismorfia corporal, amor patológico, entre outras”, revela a especialista.
Pessoas com o diagnóstico precisam admitir a necessidade de ajuda. Afinal, o tratamento com profissionais pode ajudar a salvar a própria vida. É importante ficar atento nas atitudes dos seus familiares e amigos. Pois, de repente, eles estão querendo auxílio e nem sabem.
Fique de olho e conte sempre com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!