Qual é a sua opinião sobre a Lei de Cotas? Foi publicado o decreto regulamentando a legislação no Diário Oficial da União, assinado pela presidente Dilma Rousseff. O Nube aborda esse assunto. Leia e faça o seu julgamento.
O decreto estabelece a destinação de, no mínimo, 50% das vagas em universidades federais vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) a estudantes oriundos de escolas públicas, sob as seguintes condições:
- As vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita;
- A proporção de vagas para negros, pardos e indígenas será dada de acordo com a proporção da população do Estado onde se localiza a universidade, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No próximo vestibular, para ingresso em 2013, as faculdades já precisam destinar ao menos 12,5% das vagas para cotistas. Esse percentual sobe para 25% em 2014 e 37,5% em 2015. O prazo final para o total chegar a 50% é efetivado em 30 de agosto de 2016.
Perguntamos em nossa Fan Page a opinião dos estudantes. O tema causou bastante polêmica. @Keite Silva levantou sua ideia. “A legislação é uma forma de racismo. Lutamos para ter direitos iguais, portanto independente se a pessoa é negra, parda ou índia, deve ter a mesma chance em relação às outras”, revela.
Já @Nilva Oliveira pensa em duas questões da norma. “Por um lado é necessário. Afinal, diante da política educacional praticada pelo governo é complicado conceder a pessoas de baixa renda acesso ao ensino superior”, disse. Mas contesta: “Vendo de outro ângulo, considero a lei apenas um ‘tapa buracos’, pois se fosse disponibilizado a toda população um ensino de qualidade, não seria preciso pensar em formas para amenizar a situação”.
Queremos saber o seu julgamento sobre o assunto!
Lembre-se: o importante é lutar por seus direitos! Conte sempre com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!