Metade das denúncias de Violação dos Direitos Humanos na Internet está ligadas às páginas com conteúdo pornográfico e infantil. Consegue acreditar? O dado é da ONG Safernet Brasil. Veja a triste realidade, nesta matéria do Nube.
Das 133,6 mil queixas recebidas pelo Cadastro, em 2009 (ano do último levantamento) 70 mil registravam sites contendo imagens de crianças e adolescentes fazendo sexo ou outras cenas obscenas envolvendo menores. Para o diretor de prevenção da Safernet, o psicólogo Rodrigo Nejm, a informação revela a importância do diálogo entre pais e filhos e alunos e professores. “O ambiente virtual não é uma terra sem lei. É um novo espaço público e nenhuma diferença de geração, ou dificuldade com a ferramenta, deve impedir educadores de conversarem com os jovens”, disse Nejm.
No mundo real, crimes sexuais contra menores também são denunciados. A ONG Disque-Denúncia, no Rio, registra quase 900 denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, por ano, e 1.453 de abuso sexual. Segundo a coordenadora do núcleo de violência doméstica da organização, Michelle Jorge, as estatísticas mostram um aumento na mobilização da sociedade contra esses crimes. “Não é possível afirmar se os casos aumentaram ou se as notificações estão mais frequentes, mas há confiança na mudança de comportamento da sociedade de não permanecer em silêncio diante da questão”, acredita Michelle.
E você? Conhece algum caso merecedor de punições severas? Faça parte da corrente contra o abuso sexual e denuncie o fato agora mesmo. O telefone do Disque Denúncia é (21) 2253-1177 e mais informações podem ser lidas no site da ONG.
Seja a favor do respeito à vida e à infância!
Conte sempre conosco! Para comentar as matérias do Nube, nos encontre nas redes sociais.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.