No dia 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo, conforme a Lei nº 11.796. Porém, a data serve mais como um alerta. A OMS - Organização Mundial da Saúde, revela mais de 15 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. Saiba mais.
A surdez pode ser classificada como a redução ou perda total da capacidade de ouvir, geralmente causada por traumas mecânicos, como acidentes de trânsito, perfurações, ou mesmo por exposição a barulho excessivo. Na maior parte dos casos, essa diminuição é gradual e indolor, quase imperceptível.
De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), por volta de 12 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem com perda esse problema, e pelo menos sete milhões necessitam de próteses para melhorar na captura do som.
Contudo, não se engane ao pensar serem apenas os mais velhos os mais propensos ao dano. Os jovens também são uma parcela considerável, se considerarmos a mania de ouvir músicas em aparelhos sonoros, transmitidos por fones de ouvido. Os sons se misturam aos barulhos ensurdecedores de ônibus, caminhões, motos, metrô, trens, e gritaria do dia a dia. À primeira vista, não enxergamos problemas, mas o corpo sente e aos poucos, a boa audição vai embora.
Dica do Nube: Nunca deixe volume do tocador de MP3 ou celular no máximo. O ideal é ficar até a metade e evite ficar ouvindo por horas seguidas. Caso perceba qualquer alteração em sua capacidade de audição, procure ajuda médica.
Pequenas atitudes podem produzir grandes benefícios para sua saúde. Desse modo, você será recompensado com muitos anos de sons agradáveis!
Conte com as dicas do Nube para não perguntar: hein?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!