Engana-se quem pensa na Teologia apenas como um curso para formar padres ou pastores. Ele também serve como base para ajudar emocionalmente pacientes e presos em hospitais e presídios, respectivamente. Ficou interessado na carreira? Saiba mais com o Nube!
Cada instituição de ensino segue uma abordagem diferente, mas um assunto é em comum para todos: como a religião influencia a sociedade. Algumas universidades preferem se aprofundar em temas como o Novo e o Velho Testamento. Outras focam mais em educação e antropologia como um todo.
Independentemente de qual ramo a faculdade segue, as áreas de trabalho são as mesmas: consultoria (para pessoas ou empresas, públicas ou privadas); ensino (dar aula no nível fundamental e médio); pesquisa; e sacerdócio (atuando como padre ou pastor).
Para saber um pouco mais sobre o assunto, o Nube entrevistou José Geraldo Magalhães, formado em 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo. "Fiz a escolha certa porque me identifico muito com a área de história bíblica, o contexto de Israel e as línguas da bíblia: hebraico (Antigo Testamento) e grego (Novo Testamento). A chance de ajudar o ser humano a encontrar ou enxergar as possibilidades de resolver os problemas enfrentados numa sociedade pós-moderna, reforça a cada dia esse chamado ministerial", confessou.
Para se dar bem na área, Magalhães dá vários conselhos. "Não importa sua religião ou crença. Em primeiro lugar, é preciso ter o interesse pela pesquisa bíblica. Caso contrário, a teologia pode não ser uma boa escolha, pois o curso exige muitas leituras. Certamente se esse quesito não estiver na pauta do candidato, ele abandonará no meio do caminho".
Magalhães tem uma jornada ocupada: ele é presbítero da Igreja Metodista, pastor em Jabaquara e Assessor de Comunicação e repórter do jornal Expositor Cristão, pois atualmente estuda Jornalismo. "O grande desafio do teólogo é desenvolver um ministério pastoral sem se preocupar com crescimento numérico de membros, mas, sobretudo, com o ser humano, em formar pessoas com caráter".
Gostou? Procure se informar na universidade mais próxima de sua casa! E atenção: o curso também aparece com o nome de Ciência da Religião; Ciências Teológicas ou Teologia Espírita. O Nube já deu a dica; agora é com você. Boa sorte em sua escolha!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.