Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) já deu muita pauta para a mídia. Sua proposta inicial era a de avaliar a qualidade de nossa educação, mas sua importância atingiu patamares muito maiores. Saiba mais nesta matéria!
Atualmente, a prova, com 180 questões e uma redação, também serve para estudantes tentarem bolsas de estudo por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento com o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior).
Algumas instituições de ensino utilizam parte ou totalidade de sua nota como se fosse um vestibular. A partir de 2009, ela também certificou como conclusão do ensino médio em cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Em 2011, essa história ganhou um novo capítulo!
No mês de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) encontrou mais uma função para o Enem: ele será a base de um novo currículo para o Ensino Médio, estruturado em quatro partes, assim como a prova: matemática; linguagens e códigos; ciências da natureza; e ciências humanas.
Perguntamos em nosso Facebook qual a impressão de nossos internautas sobre essa nova diretriz. Tivemos respostas com pontos de vista diferentes. @Emerson Borges Souza e @Moraiss_P (pelo Twitter) acharam "muito bom!".
Já @Camila Kersten não vê com bons olhos. "Nós devemos estudar para a vida, e não para uma prova!". @Amanda Rocha chamou a atenção para outros problemas relacionados à educação. "Eles deveriam avaliar melhor as condições de nossas escolas e faculdades públicas ao invés de mudar o currículo".
O jeito é esperar e torcer para essa re-estruturação ajudar na qualidade de nosso ensino, o objetivo inicial do Enem. Se você for estudante de Ensino Médio, deixe seu comentário aqui abaixo da matéria. O Nube quer saber como está sendo essa mudança!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.