Trabalhar em equipe não é fácil. São diferentes pessoas, personalidades e comportamentos em um mesmo ambiente. Como fazer para lidar com esse mar de opções e manter o equilíbrio? Saiba mais com o Nube!
Em um mercado tão competitivo como o atual, é normal haver uma disputa para fazer a melhor proposta, mesmo entre integrantes de um mesmo grupo. No entanto, a competição precisa ser saudável para não atrapalhar o andamento dos projetos em uma empresa.
Para prevalecer a paz, normas devem ser pré-estabelecidas pelos gerentes para ficarem claras as metas a serem batidas e como elas devem ser atingidas. "No entanto, poucas companhias têm essa ferramenta de avaliação", comenta a coach Daniela do Lago, mestre em comportamento organizacional.
Uma matéria feita pelo UOL Comportamento detectou as cinco atitudes negativas mais frequentes entre colegas competitivos. A colaboradora de Treinamento do Nube, Rafaela Gonçalves, dá a dica para você se sair bem nas seguintes situações:
- Roubaram suas ideias e seus créditos. O melhor momento para expor seus pensamentos é durante um brainstorm entre a equipe. Mas, se ela foi apresentada por um colega e ele levou os créditos, a dica é questionar o motivo da atitude. Uma conversa franca é sempre a melhor solução.
- Falaram mal de você. Para minimizar o desconforto, coloque-se à disposição para ouvir e mencionar este tipo de postura do colega. Afinal, isso pode atrapalhar o desempenho do grupo como um todo. Se mostrar aberto e pronto para melhorias é a melhor postura a ser adotada.
- Tentaram te excluir de projetos. Uma boa dica para ser aceito é se tornar necessário. Tenha iniciativa, seja mais apoiante, evite os conflitos e questione os motivos de não permanecer no projeto.
- Criticaram suas propostas na frente dos outros. Receber críticas é normal, mas quando se torna algo repetitivo e é feito perante os demais, pode se tornar ofensivo. Converse com seu gestor em separado, diga não se sentir à vontade para dar ideias e peça sugestões para melhorar.
- Jogaram os erros dele para cima de você. Nesses caso, seja mais incisivo, deixe claro quem é responsável por cada função, ajudando assim a estabelecer limites para cada responsabilidade.
Coloque uma coisa em sua cabeça: trabalho perfeito não existe! A receita mágica é sempre ter muita calma e conversar com seus colegas e chefes para saber lidar com todos os problemas ocorrentes. O ambiente agradável agradece!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.