Quem nunca tentou reproduzir um personagem no papel? Em nossa infância, crescemos acostumados a ler revistas em quadrinhos e, nesse período, muitos despertam o interesse na área de desenhos. Porém, poucos são os incentivados a seguir com a arte. Segundo o dicionário Michaelis, um cartunista é quem cria ou desenha cartuns, tiras cômicas, histórias em quadrinhos de humor, desenhos ou ilustrações humorísticas. Vamos mais a fundo na descrição?
Esse profissional é o desenhista profissional responsável por criar cartoons. Esse estilo pode ser resumido em figuras humorísticas sintetizando aspectos do cotidiano, porém com caráter leve e descontraído. É muito comum, atualmente, o termo “cartunista” ser utilizado para denominar desenhistas de histórias em quadrinhos no geral e de mangás (histórias em quadrinhos japonesas).
Para seguir a carreira, é necessário ter talento e ser criativo. Outras características desejáveis são: responsabilidade, capacidade de criar histórias, auto-confiança, poder de observação, organização, raciocínio rápido, agilidade e determinação.
O jovem @Maxwell Barbosa Rocha, em entrevista pelo Facebook, expõe seu interesse pelo setor: “desenho desde muito cedo. Então sempre pratico, pois sou autodidata e meus estudos visaram os quadrinhos”, conta o rapaz.
Por volta da adolescência, ele começou a buscar inspiração em trabalhos de artistas europeus: “a mistura de gosto e técnicas é minha base para tentar criar meu próprio estilo”, diz Rocha. E complementa: “depois da popularização de softwares de criação, passei a usar bastante o computador e tenho noções do uso de programas como Photoshop e Ilustrator”, revela o estudante.
Entrevistamos o “pai” da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, para contar um pouco sobre seu trabalho. Como dica, ele sugere: “é necessário uma produção, um portfólio com seus desenhos e personagens”. E conclui: “quando você achar realmente bom, sem nada mais a melhorar ou aperfeiçoar, procure um editor. Essa pode ser sua grande chance!”, afirma Maurício.
O curso de cartunista é oferecido em diversos locais, como por exemplo no “EduBrazuca” e na Faculdade Terra.
Dica do Nube: para uma maior divulgação, seria interessante um site para expor seus trabalhos e pedir para o maior número de pessoas passarem por sua página.
De acordo com uma matéria publicada no G1, o salário inicial pode variar de R$ 2 mil a R$ 3 mil reais.
Gostou? Agora uma seu talento com a vontade de se desenvolver na profissão e boa sorte! Conte com o Nube para ser parceiro de seu sucesso.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.