Um dos maiores pontos positivos da web é divulgar informações em tempo real e possibilitar a conectividade entre as pessoas. No entanto, possui também o seu lado negativo. Para saber qual é o ponto fraco da rede mundial de computadores, o Nube realizou uma enquete em seu site: “Na sua opinião, no que a Internet mais prejudica?” Veja as respostas!
A pesquisa ficou disponível de 25 de junho a 6 de julho e contou com a participação de 4.144 internautas. As opções eram “a memorização, pois tudo se busca no Google”; “a compreensão de textos longos”; “a escrita, porque há muitas abreviações e erros”; e “a socialização: você encontra mais seu amigos on-line”.
O campeão disparado, com 48,72% dos votos, foi “a escrita”. Para Erick Sperduti, Supervisor da área de Recrutamento e Seleção do Nube, o ideal é buscarmos fontes conhecidas para não só aprender a grafia correta, como também ler informações seguras. “Mesmo assim, todo cuidado é pouco, pois até esses veículos podem cometer erros!”, explica.
Em segundo lugar, com 22,71%, ficou “a memorização”. Sabemos da existência diversos sites especializados em serviços de busca. No entanto, quando os utilizamos com frequência, causamos um dano no exercício do “lembrar” das coisas. “As pessoas ficam acomodadas em função de já existir um texto pronto, para ser acessado a qualquer momento. Seria interessante usarem esse recurso com bom senso, sem exageros. Afinal, é uma ótima ferramenta!”, comenta Sperduti.
Em seguida, veio “a socialização”, com 17,95%. Para o colaborador do Nube, perde-se a essência da amizade com a falta do contato pessoal. “A melhor forma de aproveitar a Internet nesse sentido é estabelecendo limites. Há certos assuntos passíveis de serem discutidos on-line, enquanto outros são melhor resolvidos pessoalmente”.
Por fim, “a compreensão de textos longos”, terminou com 10,64%. É comum percebermos um padrão na rede mundial de computadores em “tentar resumir tudo”, como o Twitter, com 140 caracteres. “Seria interessante também usarmos a web para absorver artigos mais longos. Assim, continuaremos treinando nosso cérebro para aceitar a compreensão de todo tamanho de texto”, afirma Sperduti.
E você, como se comporta frente a um computador? Aproveite as sugestões de nosso especialista para usufruir da melhor maneira possível! Assim, irá aproveitar somente o melhor. Boa sorte e conte sempre com nossas dicas cibernéticas!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.