Você se empenha para terminar suas tarefas no prazo, mas, mesmo assim, ainda tem a impressão de sua produtividade poder ser maior e o seu tempo ser curto para isso? O Nube separou algumas dicas para facilitar suas ações no dia a dia e otimizar os seus horários.
Quantas vezes você já saiu de casa pensando nas coisas a serem feitas ao longo de sua jornada no trabalho e, de noite, percebeu não ter feito nada do programado? Contrariando o pensamento de muitos, isso é muito comum. Para acabar com esse problema, um bom começo é elaborar um planejamento. “Cada minuto gasto com isso trará folgas no futuro”, afirma a colaboradora da área de treinamento do Nube, Rafaela Vieira Gonçalves.
Assim, o primeiro passo é listar suas ocupações e diferenciá-las por grau de importância. Veja o prazo para realizá-las antes de se tornarem urgentes. Diariamente, temos imprevistos e coisas importantes surgem como prioridade, mas é preciso fazer o máximo para realizar tudo aquilo pré-agendado.
No início, será um pouco difícil, no entanto, logo será possível colocar todas as coisas em ordem. Para facilitar, coloque a data de início e término da ação, qual a duração prevista, quantas pessoas estão envolvidas, quem são elas e o necessário a ser feito para a realização.
“Acima de tudo, é fundamental focar na qualidade dos resultados obtidos, pois se você realiza seus afazeres com êxito na primeira vez, não terá retrabalho”, lembra Rafaela. Para ela, alinhar suas habilidades com as tarefas também auxilia, pois delegá-las e dividi-las faz parte da administração do tempo.
Nesse processo, alguns fatores podem surgir como obstáculos. A ansiedade é um deles. “Querer resolver rapidamente também atrapalha, por isso, você deve definir por onde vai começar, para poder concluir tudo”, ressalta a colaboradora. Fora isso, telefonemas, e-mail’s e Internet também podem tirar sua atenção. “A globalização trouxe muitos avanços e existe um acumulo de informações capazes de impactar cada vez mais na produtividade das empresas”, destaca.
Logo, o grande desafio para os profissionais de hoje é estar adaptado a esse contexto. “Nossa realidade exige respostas rápidas e bons rendimentos para organização. Por isso, é imprescindível ter foco e organização”, explica Rafaela. Segundo ela, com essas duas competências ficará muito mais fácil ser produtivo e, consequentemente, crescer na carreira.
Aproveitou as dicas? Comece desde já a colocar seu planejamento em prática e veja a diferença em sua rotina.
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