Seu português não é dos melhores? Você se desespera quando a prova dessa matéria se aproxima? Calma! Para saber o motivo do mau uso do nosso idioma, o Nube realizou uma enquete em seu site: “Qual o motivo dos jovens irem cada vez pior em testes de língua portuguesa?” Veja as respostas!
A pesquisa ficou disponível de 30 de abril a 11 de maio e contou com a participação de 7.075 internautas. As opções eram “falta de leitura”, “participação em redes sociais”, “alto uso de gírias e abreviações” e “uso de corretores ortográficos em aplicativos”.
O campeão disparado, com 70% dos votos, foi “falta de leitura”. Para Aline Barroso, colaboradora da área de Seleção do Nube, o avanço da Internet diminuiu esse hábito do brasileiro. “Antes, tínhamos um número relevante de estudantes nas bibliotecas e isso ajudava. Em contrapartida, nos dias de hoje, com as redes sociais, bate papo e blogs, esses jovens não buscam cultura e sim informações, muitas vezes nada acrescentando para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”.
Em segundo lugar, com 20,38%, ficou “alto uso de gírias e abreviações”. Para Aline, essa resposta tem tudo a ver com a terceira, “participação em redes sociais” (5%). “Os jovens, em suas conversas e postagens, tendem a utilizar gírias e o vocabulário "internetês". Temos também os casos de abreviações das palavras, devido ao limite de caracteres, com isso eles esquecem da grafia correta!”
Por fim, “uso de corretores ortográficos em aplicativos”, terminou com 4,59%. Apesar da baixa votação, a colaboradora alerta para seu uso. “O seu grande problema é a total comodidade. Com ele, os estudantes não buscam conhecer ou escrever a palavra corretamente”.
O Nube não cansa de repetir: a leitura é o melhor remédio para melhorar seu texto e sua fala! Treine os dois e consulte o dicionário quando tiver alguma dúvida sobre ortografia. Com a prática, você acabará sendo o novo “Pasquale” da nossa língua. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.