Você sabe distinguir esses dois casos? A maioria das pessoas não. Muitos acreditam estarem gripados, quando na verdade estão resfriados. Aprenda com o Nube a discernir e, assim, tomar providências a respeito. Acompanhe!
O resfriado é uma manifestação, geralmente de três a cinco dias e decorrente do ciclo viral. Nesses casos, o diagnóstico é pela história e avaliações físicas e não há a necessidade de exames laboratoriais. Dentre os sintomas, a pessoa fica com vermelhidão nos olhos e coriza, seguida de febre não muito elevada, durando certa de 48 a 72 horas e sem infecção secundária.
Quem está gripado geralmente precisa de mais atenção, pois a febre alcança altas temperaturas e pode durar dois ou três dias. Ela vem acompanhada ainda de intensas dores no corpo, podendo levar à pneumonia ou um quadro bacteriano mais grave.
Agora, a dúvida é: como desvendar qual das duas você contraiu? O médico deverá avaliar seu histórico clínico e examiná-lo. Contudo, existem algumas formas simples de prevenir a doença... Por exemplo, com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal, os resfriados podem ser combatidos.
Já a gripe pode ser prevenida por meio de vacinas, protegendo contra vírus. Essa vacina pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade, pouco tempo antes do inverno. Isso auxilia a prevenir doenças respiratórias.
Agora, após ler esta matéria do Nube, você já sabe diferenciar as duas situações. Grave bem cada sintoma para tomar as medidas certas, na hora certa!
Conte sempre conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.