“Avião sem asa, fogueira sem brasa, escola sem professores...”. Algo errado na letra? Da sequência de comparações, uma não é musical. A realidade da educação brasileira preocupa. Em algumas décadas, poderemos ficar sem docentes. Um estudo prevê a tendência em questão. Leia mais na matéria do Nube e veja como reverter tal perspectiva negativa.
“Em poucos anos não teremos professores suficientes para o número de alunos matriculados nas escolas”. A afirmação do pedagogo norte-americano, Clayton Christensen, apresenta um cenário em condições de afetar o comportamento de toda a população mundial. No Brasil, temos um déficit de 254 mil lecionadores e a proximidade da aposentadoria preocupa: 55,1% têm mais de 30 anos, segundo a CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Segundo a Unicef, cerca de 8.200 crianças nascem por dia no Brasil. No entanto, a perspectiva é baixa quanto ao apreço pela sala de aula. A empresária Roberta Bento, vice-presidente da Vitae Futurekids explica: “os alunos não querem mais ficar todos os dias na escola”. Para driblar danos acadêmicos, Roberta destaca: “precisamos adotar soluções urgentes para inspirar essa nova geração a aprovar o ambiente escolar e compreenderem o professor como figura central nesse processo”.
O acadêmico da PUC Minas, Renato Costa, aponta alguns caminhos para melhorias na área: “É importante qualificar os educadores, investir em aulas criativas e dinâmicas, além de proporcionar boas condições de trabalho”. Hoje, o Brasil investe 4% do PIB em educação, sendo os gastos ligados a saúde também contabilizados nessa estatística.
Está mais por dentro do magistério? Então indique a matéria do Nube para seus amigos se atentarem a essa questão fundamental para as futuras gerações.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.