Um em cada sete estudantes de graduação no Brasil, estuda na modalidade à distância, segundo o Censo da Educação Superior de 2010. No total, 930 mil alunos optam pelo sistema, representando 14,6% das matrículas no país. Em meio a esse batalhão de estudantes, as instituições particulares se sobressaem: 80,5%, dos adeptos do ensino à distância pagam para estudar, enquanto 19,5% estão em escolas estaduais ou federais. Quer saber mais sobre o assunto? O Nube apresenta dados e informações importantes para você.
Os governos estaduais e federal vêm investido, nos últimos anos, em iniciativas como a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O foco das instituições é a formação de docentes, mas, segundo João Carlos Teatini, diretor de educação a distância da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), “o cenário deve mudar, em breve, com as instituições públicas liderando a expansão do EAD, em todas as áreas”.
As matrículas no setor privado apresentaram um salto considerável entre 2004 e 2008. No entanto, a partir de 2009, quando o MEC começou a fiscalizar os cursos, o número de alunos de EAD nas particulares caiu. “A tendência, portanto, é de estabilização nas instituições privadas, existindo consequentemente um grande potencial de crescimento de oferta no setor público”, analisa Teatini. Hoje já existem 101 instituições credenciadas pela UAB.
“Geralmente há mais tempo livre, flexibilidade ainda a chance de aproveitarem a mesma qualificação dos cursos presenciais”, avalia o superintendente do Nube, Alberto Cavalheiro. Na mesma linha, o gestor destaca mudanças no perfil dos alunos. “Os matriculados não se limitam a pessoas de mais idade. É comum identificarmos uma grande aderência por parte dos jovens”, concluiu.
Aprendeu com as informações? Então usufrua das modificações no sistema de ensino e aproveite as vantagens oferecidas pela tecnologia.
Boa sorte e conte o Nube em sua carreira!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.