Temido por muitos, o momento de ingressar na faculdade, na maioria das vezes, é marcado por avaliações com grande número de concorrentes. O vestibular, do latim vestibulum, significa “entrada”, mas a sua história real e curiosidades, poucos sabem. Conheça com o Nube, as origens do teste mais famoso do Brasil.
Até o início do século XX, as universidades brasileiras eram ocupadas por estudantes de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. Com o aumento da procura, ultrapassando o número de vagas disponíveis, o então Ministro da Justiça e dos Negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa, instituiu o vestibular no Brasil, em 1911.
As provas eram escritas e orais, formadas por questões de língua portuguesa, língua estrangeira, ciências (matemática, física e química) e conteúdo do primeiro ano de faculdade, onde os alunos recorriam a aulas especiais para estudar as matérias específicas. Por essa necessidade, inclusive, surgiram os tradicionais cursinhos.
Nos anos 60, todas as provas das universidades federais eram realizadas no mesmo dia, impossibilitando o aluno de concorrer a mais de uma vaga em universidades do país. Em 1970, foi criada a Comissão Nacional do Vestibular Unificado, no intuito de regulamentar a seleção. As avaliações passaram a ter datas distintas e o conteúdo da prova foi restrito a matérias do ensino médio.
Gostou das curiosidades? Compartilhe-as com os seus amigos nas redes sociais e aproveite para ler mais matérias em nosso portal.
Boa leitura!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!