Quando você tem algum problema com uma empresa, o que você faz? Vai até lá, telefona, manda e-mail ou usa ferramentas da web como Facebook e Twitter? Entrevistamos alguns amigos pelo fan page do Nube para saber a resposta. Leia mais nesta matéria!
De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Folha de S. Paulo, as redes sociais são muito mais eficazes. Quando comparados ao Procon, o Twitter funciona 8,4 mil vezes mais rápido, e o Facebook, 1,4 mil. Para Flávio Horta, Diretor da Digitalks, o poder da Internet nas marcas é muito grande. “A repercussão de uma reclamação feita por um microblog, por exemplo, pode se transformar rapidamente em uma pequena crise de imagem”, explica.
E os consumidores, o que pensam disso? Para Erika Augusto, a conexão entre várias pessoas é uma vantagem da web. “Quando se usa o e-mail, por exemplo, às vezes ele nem chega ao destinatário, ou quando lê, nem responde. O telefone, então, é sem condições mesmo!”
De acordo com Emerson Rosendo, as redes permitem a exposição de seu comentário, fazendo outras pessoas verem os defeitos de um determinado produto. “As corporações irão providenciar mais rapidamente uma solução para o problema, para não serem prejudicadas.”
“Apesar da Internet ser um forte local de reclamações, muitas empresas a ignoram.”, comenta o estudante João Victor Zambon. “Além disso, há economia de tempo!”, emenda Alessandro Santos e Ketsia Mara.
Um dos casos mais recentes de benefícios com o uso dessas ferramentas foi o “United Breaks Guitars”. Uma banda americana viajou com a empresa aérea United Airlines e um dos músicos teve sua guitarra quebrada durante o voo. O integrante tentou entrar em contato com a empresa para ter um ressarcimento, mas sem sucesso. Com isso, fez este vídeo, virando um hit no Youtube!
Um caso parecido no Brasil foi o de um consumidor com a empresa Brastemp. Desde o início, a geladeira adquirida apresentou defeitos e após vários contatos sem sucesso com a empresa, ele foi atendido (veja).
Exija seus direitos como consumidor! Tente entrar em contato com as companhias de várias maneiras. Com certeza alguma delas funcionará! Boa sorte e conte sempre com as dicas do Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.