Em dez anos, o Brasil venceu uma Copa do Mundo, garantiu a organização das Olimpíadas de 2016 e se tornou uma das principais economias do planeta. Mas e o ensino? Veja a análise do Nube sobre os dados do cenário educacional brasileiro e contribua para melhorar as perspectivas futuras.
O analfabetismo no país caiu apenas quatro pontos percentuais de 2000 para cá. Hoje, há ainda 13,9 milhões de brasileiros, ou seja, 9,63% com 15 anos ou mais, sem saber ler e escrever, segundo o Censo de 2010. No início da década passada, essa porcentagem era de 13,64%.
De acordo com pesquisadores, a queda na taxa de analfabetismo tem sido lenta. O presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, concorda e lamenta as estatísticas ligadas à educação. “Não caem tão rápido. O principal motivo para isso é a dificuldade da alfabetização de pessoas mais velhas”, explica Nunes. Na faixa de 60 anos ou mais, são 26,5% de analfabetos.
Segundo o MEC - Ministério da Educação, 47% dos professores da rede pública responsáveis pelos alunos do maternal à 4ª série, não possuem o diploma universitário. Para piorar, menos de 4% do PIB - Produto Interno Bruto (a soma de todas as riquezas produzidas pelo país) é investido em educação. “Desde a infância deve ser oferecida uma qualidade impecável nos ensinamentos aos jovens. O acompanhamento constante fará toda diferença lá na frente”, afirma a coordenadora do setor de relacionamento com instituições de ensino do Nube, Renata Assunção.
Ficou surpreso com as informações? Então comece a reverter essa dura realidade agora mesmo. Priorize práticas capazes de melhorar as suas habilidades linguísticas, transmita o conhecimento adquirido e logo verá os resultados em sua vida pessoal e profissional.
Lembre-se: quem compartilha sabedoria, recebe em dobro. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.