No início de todos os meses do ano, sua mãe de aproxima com aquela carinha angelical e faz a mais temida pergunta para qualquer jovem do Brasil: “filho, me ajuda com as compras do mês”? A partir do final de janeiro, pelo menos no Estado de São Paulo, esse pesadelo pode ser ainda pior! Saiba mais com o Nube.
No dia 26 do mês passado, as famosas “sacolinhas plásticas” deixaram de ser distribuídas gratuitamente em supermercados paulistas. Se o estabelecimento desejar, pode continuar oferecendo-as para seus clientes. No entanto, devido ao custo, esse número é bem pequeno.
Lançamos a polêmica questão no Facebook do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, e tivemos diversas opiniões. Bárbara Trevisan, cursando Jornalismo em São Paulo, acha uma excelente iniciativa. “As pessoas têm reclamado da motivação econômica por trás de tudo, do lucro das lojas, mas eu não me importo. Se as pessoas precisam pagar pelo saquinho, elas acabam usando menos.”
Angelica Ninck, estudante de Pedagogia, também da capital, tem uma posição contrária. “Acho uma pouca vergonha! Imagine o quanto as redes não vão lucrar com isso. Não adianta tirá-las do mercado se ainda temos os sacos de lixo. É tudo do mesmo material”.
O mestre em economia e coordenador do Grupo Ibmec Educacional, Fabrício Pessato Ferreira, mostra outros lados da questão. “Com o fim da distribuição gratuita, os supermercados passarão a ganhar três vezes: deixarão de arcar com o custo de sua produção; aumentarão as vendas de sacos para lixeiras domésticas e passarão a ganhar com vendas de sacolas biodegradáveis”.
De acordo com uma pesquisa publicada no jornal britânico “The Independent”, publicado no dia 27 de fevereiro de 2011, as sacolas plásticas são menos poluentes quando comparadas às retornáveis. “Elas costumam ter maior densidade, além de maiores dimensões, na prática aumentando o volume de resíduos sólidos lançados nos aterros sanitários”.
Um estudo parecido, realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), demonstrou o mesmo resultado.
Resta ao consumidor fazer sua parte, reciclando o lixo para contribuir com a preservação ambiental. O Nube dá a dica: não se esqueça de lavar os recipientes antes de jogá-los fora! Se cada um fizer sua parte, com certa o mundo será melhor.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!