Atualmente, conseguir uma colocação no mercado de trabalho é algo almejado por grande parte dos brasileiros. Diante da alta competitividade, a melhor forma de se sobressair é investir em capacitação e no desenvolvimento de competências, como espírito de equipe, iniciativa e vontade de aprender. No entanto, não basta apenas se dedicar, é preciso ter um bom network.
O termo em inglês, significa rede de contatos e é de extrema importância para a construção de uma carreira. Segundo o expert em networking, Thomas F. Reaoch, o segredo da prática é o marketing pessoal. Para ele, deve começar com conhecidos e se expandir, permitindo, com isso, um crescimento profissional. A partir daí, os relacionamentos devem ser bem administrados.
Para a colaboradora da área de treinamento do Nube, Jéssica Bolonhese de Oliveira, com o avanço tecnológico, se torna cada vez mais fácil manter sua rede de contatos atualizada. “Criar uma conta no Twitter ou Facebook pode ser uma boa opção. Porém, é preciso lembrar-se de não ser a quantidade o essencial, mas sim, quem são esses contatos”, afirma. Para ela é necessário verificar se “são bons profissionais? São éticos? Eles podem auxiliar no crescimento de sua profissão? Essas são perguntas essenciais para mantê-lo ou não em sua rede”, comenta.
Já o marketing pessoal pode ser desenvolvido se forem adotadas atitudes como: buscar a ampliação de sua cultura, por meio de leituras; atentar-se para os conhecimentos gerais e dar importância a sua imagem. Além disso, é imprescindível investir no seu conteúdo, buscando boa formação, experiências, valores, ética e aumentar a sua visibilidade, ou seja, a sua probabilidade de ser visto pelo mercado.
Assim, praticar o networking é um processo contínuo. “É inadequado procurar um contato apenas em um momento ruim, pois isso mostra uma imagem negativa”, explica Jéssica. Para ela, oferecer ajuda em uma difícil situação, pode ser uma ótima dica para quem busca manter um bom relacionamento. “Assim, você será lembrado e, provavelmente, retribuído”, assegura.
Então, comece a se mexer. Não restrinja-se apenas às redes de relacionamento, frequente cursos, palestras, eventos e assegure uma boa rede de contatos ativa.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.