Vale a pena trocar o “certo” pelo “duvidoso”? Muitos jovens, ao lidar com essa questão, possuem muitas dúvidas e receios. Para esclarecer um pouco sua mente, veja esta matéria do Nube e obtenha alguns pontos para decidir esse dilema.
Muitas pessoas começam a trabalhar desde cedo, em sua maioria antes dos 18 anos. Os motivos são os mais variados: ajudar a família, ter independência financeira, pagar cursos, comprar bens materiais, juntar dinheiro, etc. Sendo assim, quando concluem o ensino médio e ingressam na faculdade, a dúvida é grande quanto a largar o emprego fixo por conta de um estágio na área.
Um fator a se levar em consideração: geralmente, as vagas no mercado ocupadas nessa fase são de funções mais mecânicas, como atendentes, caixas operacionais e vendedores. Porém, quando o estudante já está atuando na área de sua formação, não é aconselhável deixar o cargo. Apenas deve fazer a troca se a instituição exigir horas complementares.
Lizandra Bastos, colaboradora da área de treinamento do Nube, revela já ter passado por essa situação. “Não é uma decisão fácil, mas algumas questões podem nos auxiliar na resolução”. Lizandra dá a sugestão de algumas perguntas, como: “profissionalmente, onde eu quero estar quando concluir a minha formação acadêmica? Minha atual ocupação colabora para o alcance dessa meta? E então, qual o caminho devo percorrer?”.
E complementa: “o estagio é a porta de entrada para o mercado na área escolhida, onde se pode aplicar todo o conteúdo aprendido, desenvolver habilidades e aptidões e experimentar as mais diversas possibilidades da sua futura profissão”. Portanto, caso haja uma possível redução na renda, “ponha na balança os prós e contras das duas possibilidades, não perdendo de vista sua carreira”, finaliza a especialista.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.