Estudantes com certeza sabem todos os feriados nacionais de cabeça. Um descanso do estágio e da faculdade é sempre bem-vindo! No entanto, você sabe por que todas essas celebrações acontecem? Aprenda mais sobre o 20 de novembro com o Nube.
O Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado a refletir sobre o papel do negro em nossa sociedade e sua constante batalha pelo fim de todo tipo de preconceito. Nessa data, em 1695, morreu o alagoano Zumbi dos Palmares, líder de uma comunidade composta por escravos fugidos das senzalas. Ele defendia a luta contra o domínio português e acabou vencido após quase dois anos de resistência.
Em 9 de janeiro de 2003, foi publicada a lei nº 10.639, oficializando a data no calendário escolar. Ela também obrigou o ensino, em sala de aula, dos assuntos: ‘História da África’, ‘Luta dos negros no Brasil’, ‘Cultura negra brasileira’ e o ‘Negro na sociedade nacional’.
Outros relembrados são a discriminação no mercado de trabalho, a violência policial e a cota em universidades. Esse último, inclusive, sempre foi motivo de polêmica. Alguns estudantes expressaram suas opiniões pelo Facebook do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios.
Natanael Evangelista sabe ser grande a diferença da porcentagem entre brancos e negros no Ensino Técnico e Superior. Mesmo assim, é contra a medida. “A cota nos dá a ideia de um negro necessariamente precisar dela, pois não consegue passar em um exame ou coisa semelhante para entrar em uma universidade gratuita”, comenta o aluno de Ciência da Computação.
A maioria de nossos internautas, como Laila Dornellas de Oliveira, Philippe Norman, Hariolanda Macedo e Mayara Freitas, não aceitam a norma.
Jailza Mendes, cursando Tecnologia em Gestão Pública, tem uma opinião contrária. “A educação não é bem administrada na rede pública, ocasionando uma desvantagem com relação a alunos de colégios particulares. Enquanto não ocorrer um investimento no ensino básico, deixando todos em condições iguais, sou a favor.”
Fabiano Velela, futuro economista, resume o assunto. “O Estado tem a obrigação de prover educação de qualidade para os brasileiros de qualquer etnia. Ele não pode continuar omisso quanto a isso, sob risco de perdermos a oportunidade de desenvolvermos de verdade um país para todos”.
E você, o que pensa a respeito? Deixe seu depoimento em nosso Facebook! O Nube te dá mais uma dica: independente das cotas, é necessária muita dedicação para entrar em uma universidade pública. Se esse é o seu sonho, vá atrás dele! Bons estudos!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!