Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
as-estrelas-ao-seu-alcance

As estrelas ao seu alcance 

Notícia | 19/09/2011

Estudar o universo, lidar com planetas, galáxias e outros corpos. Esse é o destino de quem opta pela Astronomia. Se você se interessa por tais assuntos e se acha observador e curioso, talvez possa ser o caminho certo para seguir. Vejas algumas características da área com o Nube e tome a decisão certa.

Ao contrário do pensamento de muitos, o curso vai muito além da manipulação de telescópios. É preciso ir fundo nos estudos científicos e desenvolvimento de códigos numéricos. Na grade curricular os estudantes irão se deparar com matérias como astrometria, radioastronomia e mecânica celeste. Além disso, foca-se muito em matemática e física. Por isso, “é necessário gostar de estudar, ter facilidade nessas duas matérias e ser perseverante”, afirma Vera Jatenco, professora do IAG-USP – Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

Em entrevista ao Nube, Vera contou ter se interessado pela profissão ainda quando criança. “Sempre gostei. Resolvi fazer, pois tinha curiosidade em descobrir e resolver problemas relacionados aos astros desde formação de estrelas, até a evolução e perda de massa estelar”, conta a astrônoma, no ramo há mais de 20 anos.

A professora, primeiro fez bacharelado em Física, para depois partir para a pós no segmento, com o qual trabalha hoje. Mas, se você quer ingressar de cara no curso, encontrará disponível por ano, segundo dados do último Censo Inep/MEC, 60 vagas. Dos 127 candidatos, apenas 40 se matriculam de fato e, em média, somente quatro se formam.

Os concluintes na graduação deverão logo prosseguir com seus estudos e chegar ao mestrado e doutorado, pois o mercado de trabalho, geralmente, exige tais formações. O especialista poderá trabalhar em planetários, centros de pesquisas em instituições, observatórios e empresas como a Embratel. Apesar de não serem abundantes as oportunidades, Vera afirma não ter tido dificuldades ao longo da carreira. Para ela, “os maiores desafios se concentram em entender e explicar as novas descobertas”, assegura.

De acordo com dados do Guia do Estudante, o salário inicial gira em torno de R$ 1.200,00 e o avanço tecnológico dos últimos anos tem proporcionado uma ascensão na demanda desse profissional no Brasil. Então, se você gostou e quer se dedicar, essa é a hora.

Fique mais perto dos cosmos e alcance o sucesso da profissão. O Nube estará disponível em todas as etapas da sua evolução. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe