Possui interesse em coisas antigas e relíquias? Caso se identifique com o tema, o Nube apresenta a profissão de Museólogo. Com duração média de quatro anos, essa é a ciência de conservar, organizar e promover os acervos dos museus. Na museologia, se trabalha com conteúdos históricos e artísticos, científicos e culturais, além de coleções particulares.
Quem seguir essa carreira se torna responsável por classificar, conservar e expor as peças, além de planejar e implementar processos de documentação. Também existe o preparo para administrar coleções, realizar intercâmbios entre museus e promover aquisições.
A organização física das exposições é mais uma das responsabilidades desse profissional, pois recebe um preparo e sabe disponibilizar com segurança as peças, fazendo o público aproveitar o evento. O profissional também pode fazer pesquisas para televisão, teatro e cinema, prestar consultoria empresarial e turística.
O mercado tem se expandido consideravelmente nesse setor, graças ao desenvolvimento de uma política do Ministério da Cultura voltada, especificamente, para sua consolidação. Para obter sucesso na área, deve-se ter uma atuação acadêmica bastante participativa, vinculando-se a projetos institucionais, inclusive projetos de pesquisa.
A estudante mineira Débora Maria Wacha de Melo, de 18 anos, é cadastrada no site do Nube e iniciou sua graduação no curso pela Escola de Ciên. da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. “Escolhi essa formação por gostar muito de história e pela influência da cultura de Sabará – MG, onde moro”. A estudante conta ter descoberto a carreira ao pesquisar áreas como arqueologia e correlatos: “Me interessei bastante pela grade. Tenho cinco matérias neste semestre e gosto bastante de Cultura e Informação, pois aborda Antropologia”.
Quando questionada sobre os maiores obstáculos durante os estudos, Débora revela: “Tenho dificuldades na parte de tecnologia, pois temos Informática Aplicada à Organização, pois precisamos ter noções de museus virtuais”. A jovem conta se identificar com a área de administração e restauração de peças: “Indico o curso pela vasta área de atuação. Muitos dos meus colegas de classe são de outras regiões do Brasil e precisam de profissionais da área em suas cidades”, finaliza Débora, dizendo ter se surpreendido com as aulas: “É muito bacana, vale a pena!”.
Gostou de nossa sugestão da semana? Fique ligado, pois sempre damos dicas de profissões para seu sucesso pessoal e profissional!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.